Zambiasi garante apoio a taxistas contra projeto que ameaça concessões



Uma inédita reunião realizada na última sexta-feira, no Auditório Dante Barone, promovida pelo Sindicato dos Taxistas de Porto Alegre, com apoio da Assembléia Gaúcha, evidenciou a preocupação da categoria com o projeto de Lei nº1295/99, do deputado federal Adolfo Marinho, que altera o artigo 107 do Código de Transito Brasileiro não permitindo mais a transferência de uma concessão de placa para a exploração de táxi. Ou seja, quando o profissional aposentar-se ou adoecer e não puder mais trabalhar, a perderá sem ressarcimento do valor investido em sua aquisição.

O presidente da AL, deputado Sérgio Zambiasi, elogiou a participação maciça de profissionais e procurou tranquilizar a todos, garantindo que o projeto não seria aprovado, "justamente em função desta grande mobilização, que colocou centenas de taxistas aqui, em um dia de muito serviço para todos", justificou.

Zambiasi acrescentou que, ao saber deste problema,através de taxistas que o procuraram, encaminhou o assunto para discussão técnica e teve assim, a convicção de que era uma iniciativa que pecava pela inconstitucionalidade e portanto poderia ser derrubada", acrescentou.

Encaminhado para a Comissão de Constuição e Justiça do Senado, o projeto tem como relator o senador Osmar Dias, do Paraná. O deputado federal Edir Oliveira (PTB), que também esteve presente ao encontro, trouxe um recado do senador paranaense: "ele me pediu para anunciar a todos os senhores que seu parecer seria contrário a aprovação desta lei. Mas me alertou da importância de uma pressão muito forte dos taxistas para que a Comissão acompanhe seu voto". advertiu.

Em função disso, o Sindicato, através de seu diretor administrativo, Adão Ferreira de Campos, apoiado pelos profissionais presentes ao encontro, decidiu por uma grande mobilização no próximo dia 16, a partir das 15 horas, para mostrar a força e "indignação" da categoria contra uma lei que provoca sérios prejuízos a centenas de famílias que dependem desta atividade. Segundo o sindicato, o valor de uma placa fica em torno de R$ 50 mil. E na hora da aposentadoria. "representa uma poupança, a herança para os filhos conquistada com o esforço de toda uma vida", reconheceu o presidente Zambiasi, que por isso, considerou decisiva a realização desta manifestação que batizou de "taxiata".

O presidente garantiu que a Casa do Povo está ao lado dos taxistas gaúchos e se for preciso irá a Brasília, ajudar na pressão. "Se um parlamentar errou ao apresentar uma lei outros tantos poderão corrigí-la. É assim que se faz na democracia e por isso, a importância do Legislativo", concluiu.



05/13/2002


Artigos Relacionados


Zambiasi garante apoio a taxistas contra projeto que ameaça concessões

Zambiasi apresenta projeto para beneficiar taxistas

Tramandaí: Zambiasi garante apoio à construção da ponte

Zambiasi garante empenho para agilizar a votação do projeto da Uergs

Jader garante apoio à apuração de denúncias contra ele

ACM GARANTE APOIO AO PROJETO CABOCLO