28 vetos são lidos em sessão do Congresso



 O 1º secretário da Mesa do Congresso, deputado Osmar Serraglio, leu, na manhã desta quinta-feira (22), em sessão do Congresso Nacional, 28 vetos presidenciais totais e parciais a projetos aprovados pelo Legislativo. Uma comissão mista composta por parlamentares indicados pelos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Arlindo Chinaglia, deve ser formada para analisar o conteúdo desses vetos e apresentar seu relatório em até 20 dias. Pelo Regimento Comum, o Plenário do Congresso tem prazo de 30 dias, a contar da leitura do texto da matéria, para tomar uma decisão sobre os vetos.

VEJA MAIS

Ao todo, são mais de 600 vetos sem análise no Congresso Nacional. Dentre eles, destaca-se o veto parcial da Super-Receita (10/07), aplicado à Emenda 3 do projeto de lei da Câmara (PLC 20/06) que dispõe sobre a Administração Tributária Federal. A emenda retira dos auditores fiscais da Receita o poder de estabelecer se a relação entre duas pessoas jurídicas é trabalhista ou empresarial, o que pode, segundo interpretações, facilitar a contratação disfarçada de trabalhadores sem as devidas garantias.

O governo justifica que, com o veto, os auditores poderão descobrir se há em determinado caso relação trabalhista disfarçada de prestação de serviços e interferir nessa relação. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, frisou, à época do veto, que a legislação atual não está adaptada à nova realidade de contratação de pessoas jurídicas.

A líder da bancada de apoio ao governo, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), disse esperar que o acordo firmado na reunião de líderes da última quarta-feira (21) seja capaz de dar uma solução a esse impasse constitucional que, segundo ela, "arrasta-se há décadas", com a análise definitiva dos vetos, para verificar quais são os importantes e necessários. Ela lembrou que o Poder Executivo enviou projeto à Câmara com uma solução alternativa para o assunto a que se refere a Emenda 3.

- Todos tiveram entendimento de que a derrubada do veto por si só não resolve; não é um problema fiscal, é um problema de relação trabalhista. É preciso avaliar as relações de trabalho e evitar abusos mascarando relações de trabalho e eliminando direitos trabalhistas - destacou Ideli Salvatti.

Já o líder do PFL na Câmara, deputado Onyx Lorenzoni (RS), disse, no entanto, que seu partido está disposto a derrubar o veto que retirou do PLC 20/03 a Emenda 3.

Sudam e Sudene

Outros vetos que devem ser avaliados pelos parlamentares são os relativos às Superintendências de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Nordeste (Sudene),de números 1/07 e 2/07, respectivamente, que foram aplicados a dispositivos dos Projetos de Lei da Câmara (PLCs) 60/04 e 59/04. Em relação a esses vetos, a líder da Minoria, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), lembrou que, em reunião nesta semana com o presidente da Casa, os parlamentares das bancadas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste receberam o apoio para que esses vetos fossem examinados.

- Quero agradecer também ao senador Romero Jucá (líder do governo) a oportunidade não só de discutir amplamente os vetos, mas também de, em vinte dias, poder votar as matérias da Sudam e da Sudene, que são de fundamental importância para as nossas regiões - ressaltou Lúcia Vânia.

Também foi lido e encaminhado às Mesas das duas Casas o Projeto de Resolução (PRN) 1/07, que altera o marco inicial de contagem do prazo de 30 dias para apreciação congressual dos vetos presidenciais. Hoje, a Constituição determina, em seu artigo 66,que o veto será apreciado, em sessão conjunta, dentro de 30 dias a contar de seu recebimento, sobrestando-se a pauta após esse prazo, até sua votação final. Desde a entrada em vigor da nova Constituição, o Congresso reuniu-se sete vezes para votar a rejeição de 25 vetos presidenciais.



22/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Confira a lista dos 15 vetos presidenciais lidos nesta quinta-feira na sessão do Congresso

Veja aqui um resumo dos vetos a serem lidos pelo Congresso

Votação de créditos foi adiada, mas 13 vetos presidenciais foram lidos

Vetos inviabilizam sessão do Congresso

Congresso inicia sessão para análise de vetos

Congresso inicia sessão para exame de vetos