Ação conjunta vai definir novos critérios para outorgas de rádio e TV
O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) anunciou nesta terça-feira (12) que uma ação conjunta do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Ministério das Comunicações vai definir novos critérios para a concessão de outorgas de rádio e TV.
A decisão foi tomada nesta terça-feira, durante reunião do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, com o presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, Eduardo Braga (PMDB-AM), o senador Walter Pinheiro (PT-BA), e o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, Bruno Araújo (PSDB-PE).
Técnicos do Ministério das Comunicações e consultores do Senado Federal e da Câmara dos Deputados vão elaborar em conjunto uma série de critérios e regras para tornar mais transparentes as concessões de outorgas para o setor de radiodifusão. O objetivo é impedir a ação de "laranjas" nas concessões de rádios e TVs. As primeiras providências nesse sentido serão anunciadas já no próximo dia 27, quando vai ocorrer uma audiência pública sobre o tema.
Entre as medidas já pensadas estão a exigência de pagamento adiantado, no ato da licitação, e a comprovação da capacidade financeira dos participantes. Durante esse período, os processos de concessão na CCT estarão suspensos.
Quando o documento com as novas regras estiver pronto, o anúncio será feito em conjunto pelo Ministério das Comunicações, pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados.
12/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
TÁVOLA QUER NOVOS CRITÉRIOS PARA RENOVAÇÃO DE EMISSORAS DE RÁDIO E TV
Atos de outorga e renovação de concessão de rádio e TV terão novos critérios examinados pela CE
CE APROVA DUAS NOVAS OUTORGAS PARA RÁDIO E TV
Conselho Federal de Medicina cria comissão para definir critérios de diagnóstico de anencefalia
Magno Malta pede critérios claros para definir presidência das comissões do Senado
MiniCom divulga lista de entidades que podem renovar outorgas de rádio comunitária