Acir Gurgacz recomenda reforma tributária, para reduzir custos e aumentar a renda




O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) recomendou nesta segunda-feira (8) à presidente eleita Dilma Rousseff que aproveite os primeiros meses do seu governo e lute por uma reforma tributária, com redução de impostos para o setor produtivo. Ele entende que a reforma reduzirá substancialmente o chamado "custo Brasil", provocando crescimento econômico com aumento de salários. Com isso, haverá crescimento nas receitas tributárias, que serão aplicadas em educação e no bem-estar da população mais pobre, sugeriu.

- Educação, saúde e renda são fatores completamente influenciáveis pela taxa de desenvolvimento. Se esses índices estão fracos no Brasil, é porque nosso desenvolvimento está deixando a desejar - ensinou.

Acir Gurgacz se disse satisfeito com a divulgação, na semana passada, do Índice de Desenvolvimento Humanos (IDH), feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no qual o Brasil ficou em 73º lugar em uma lista de 169 países. O índice brasileiro teve pequena melhoria e só não ficou melhor por causa da educação.

Ele lamentou, no entanto, que o Brasil continua sendo um país com grandes desigualdades e o próprio PNUD informa que 8,5% dos brasileiros ainda enfrentam privações em saúde, qualidade de vida e educação. Observou que órgão das Nações Unidas alerta que outros 13,1% dos brasileiros correm o risco de entrar nessa faixa de pobreza. Acir Gurgacz também lastimou que, conforme as mesmas estatísticas do PNUD, 20,2% dos brasileiros enfrentam "pelo menos uma grave privação em educação".

Conforme o senador de Rondônia, este percentual sobre educação é ainda mais deprimente para o Brasil por se saber que carências educacionais contribuem ainda mais negativamente para a geração de pobreza. Lembrou que uma pesquisa do IBGE revelou há algum tempo que a educação "é apenas a sexta prioridade" das famílias brasileiras.

- Por isso, acredito que o pontapé inicial para uma nova fase do nosso desenvolvimento tem de ser feito agora, com uma ação direta em nossa economia, com a reforma tributária. Ela é urgente e deve ser feita de forma inteligente e com bom senso, reduzindo impostos, e não asfixiando a iniciativa econômica - reafirmou Acir Gurgacz.



08/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acir Gurgacz pede reforma tributária

Acir Gurgacz: reforma tributária é a 'mãe de todas as reformas'

Acir Gurgacz cobra realização da reforma tributária

Acir Gurgacz quer reforma tributária 'inteligente', que estimule a produção

Acir Gurgacz: Brasil Maior pode ser embrião de reforma tributária mais ampla

Acir Gurgacz critica ambientalistas e diz que países ricos pressionam emergentes a reduzir emissões