ACM ABRE OS TRABALHOS DA CONVOCAÇÃO EXTRAORDINÁRIA



Em sessão solene realizada hoje à tarde (dia 6), o presidente do Congresso, senador Antonio Carlos Magalhães, dirigiu a instalação dos trabalhos da 6ª sessão legislativa extraordinária da 50ª legislatura. Ele frisou que, apesar de a maioria dos parlamentares ter sido contrária à convocação extraordinária, a presença maciça de deputados e senadores foi "demonstração inequívoca de que o Congresso cumprirá com seus deveres em relação ao país".

Antonio Carlos anunciou que o plenário do Senado iniciará amanhã a discussão da emenda constitucional que estabelece regime especial detratamento aos servidores militares, diferenciando-os dos servidores civis em termos salariais e de deveres, obrigações e prerrogativas.

Conforme a mensagem presidencial de convocação extraordinária dos trabalhos legislativos, entre 6 de janeiro e 13 de fevereiro o Congresso se dedicará a uma pauta de 36 matérias, 18 delas em tramitação no Senado e 18 na Câmara dos Deputados.

Entre as matérias que tramitam no Senado constam ainda a reforma administrativa, jáaprovada na Câmara; a regulamentação dos planos de saúde, da propriedade intelectual de programas de computador, do contrato temporário de trabalho, dos direitos autorais, do sigilo bancário e dos serviços de radiodifusão comunitária; a punição à lavagem de dinheiro; a criação da região integrada de desenvolvimento do DF e Entorno; adescentralização da assistência social federal; a chamada "Lei Pelé", que modifica as atuais relações de trabalho dos atletas profissionais.

Em entrevista, o relator da proposta de emenda constitucional que cria o regime especial para os militares, senador Romeu Tuma (PFL-SP), disse que, à semelhança do que aconteceu na Câmara, "a tendência é de aprovação". Segundo afirmou, há um único ponto da proposta em discussão: nos estados, policiais militares e bombeiros, que passarão a se vincular à administração pública militar, com gestão própria, separada da administração pública civil, deverão continuar submetidos ao comando político dos governadores.

06/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Abertos os trabalhos da convocação extraordinária

CONGRESSO INICIA TRABALHOS DA CONVOCAÇÃO EXTRAORDINÁRIA

CPI Mista da Terra começa trabalhos após a convocação extraordinária

Sarney abre convocação extraordinária

Sessão solene abre a convocação extraordinária

Começa convocação extraordinária