ACM: CÓDIGO CIVIL É SINAL DE NOVOS TEMPOS NO CONGRESSO



Ao participar do ato de entrega do parecer do senador Josaphat Marinho (PFL-BA) sobre o projeto de novo Código Civil, o presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, ressaltou que a perspectiva de encerrar, ainda neste ano, a tramitação da matéria "é uma prova dos novos tempos de trabalho e de atuação do Congresso Nacional".

- Esta é uma época importante da vida do Senado, que tem se afirmado como uma instituição forte perante a opinião pública - disse.

O senador elogiou o trabalho do presidente da Comissão Especial do Código Civil, senador Ronaldo Cunha Lima, dos relatores parciais, e do "grande civilista" Josaphat Marinho, relator-geral. Observou ainda a coincidência de a apresentação do parecer estar acontecendo hoje (dia 5), Dia da Cultura e data de nascimento de Rui Barbosa, que também foi senador pela Bahia, como Josaphat, e fez a revisão do Código Civil vigente, elaborado por Clóvis Bevilacqua.

Antonio Carlos Magalhães confirmou que a matéria será incluída na Ordem do Dia do plenário do Senado ainda este mês, e assegurou não estar preocupado com a polêmica que o parecer de Josaphat Marinho venha a gerar, assinalando que a controvérsia faz parte da democracia.



05/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso vai comemorar os dez anos do Código Civil

Paulo Octávio: Brasília é símbolo de novos tempos

Lei de Imprensa precisa se adaptar aos novos tempos, diz Mesquita Júnior

Congresso abre exposição para comemorar os dez anos do Código Civil

Para Renan, Senado pode liderar novos tempos de inclusão social

Congresso pode aumentar prazo para adaptação ao novo Código Civil