ACM diz que TSE precisa impedir viagens eleitoreiras de Lula



O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) criticou em Plenário as viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como à desta quinta-feira (6), ao Aeroporto Viracopos, em São Paulo, para inaugurar um "edital de licitação" de obras de ampliação do aeroporto, ou como a de terça-feira (4), à Bahia, para inaugurar uma fábrica de pneus construída com recursos do governo do estado. O parlamentar classificou as viagens como eleitoreiras e cobrou providências do Tribunal Superior Eleitoral a esse respeito.

Antonio Carlos disse que o presidente também inaugurou a fábrica da Ford na Bahia, que já está produzindo veículos, e fez uma ironia, dizendo que o presidente devia ter levado na comitiva o ex-ministro Olívio Dutra, que, quando governador do Rio Grande do Sul, "pôs a Ford para fora".

- Nós, baianos, a acolhemos, e hoje é o empreendimento de maior valor do mundo. Ele não podia ir à Ford sem levar Olívio Dutra, para que os baianos agradecessem a ele e não ao presidente, que nunca fez nada pela Bahia - disse Antonio Carlos.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) explicou que o presidente foi convidado pela Ford não para inaugurar a obra, comparecendo à fábrica para falar sobre a importância para o país de empreendimentos como aquele da Ford na região de Camaçari.

Antonio Carlos também citou editoriais dos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo, que analisam as denúncias de irregularidades contra o governo, acrescentando que o presidente a nada responde, falando, em seus discursos, sobre tudo o que o povo não quer mais ouvir "porque já está cansado".

- Ele precisa falar sobre Okamotto, sobre Roberto Teixeira, sobre Lulinha. É preciso saber por que a Telemar deu R$15 milhões ao Lulinha. Ele precisa falar sobre isso - enfatizou.

Para Antonio Carlos, Lula "não sabe se colocar no lugar certo, que é o de presidente da República". O senador acrescentou que Lula "sempre foi demagogo, que enganou o operariado e que foi para o governo para trair o povo brasileiro, traindo inclusive os operários, a quem ele deve tudo".



06/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


ACM acusa Lula de atitudes eleitoreiras e pede impeachment

Suassuna defende viagens de Lula

Flávio Arns defende viagens de Lula

Pedro Simon aplaude viagens internacionais de Lula

Mercadante: viagens de Lula ao exterior melhoram a imagem do país

Mesa examina pedido de informações sobre presença de Rosemary em viagens oficiais de Lula