ACM: PLENÁRIO DECIDIRÁ SOBRE CASSAÇÃO DE LUIZ ESTEVÃO NO DIA 28



O presidente do Senado, senador Antonio Carlos Magalhães, anunciou em Plenário, nesta quarta-feira (dia 21), que a cassação ou não do senador Luiz Estevão (PMDB-DF) será decidida em sessão extraordinária, marcada para a próxima quarta-feira (dia 28) às 10h. Em entrevista concedida pouco antes do início da sessão, Antonio Carlos avaliou como "normal" a decisão da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que aprovou o relatório do senador Romeu Tuma (PFL-SP), confirmando o parecer da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, favorável à cassação.
O senador negou que a defesa de Luiz Estevão tenha sido cerceada.
- A defesa teve um tempo enorme. Eles só não falaram mais porque não quiseram, em todos os dias. Foi tempo até em demasia. Hoje Luiz Estevão falou por mais de uma hora - afirmou.
Ele disse ainda que cumprirá integralmente o regimento, que estabelece votação secreta e também fechada, longe das câmeras de TV, caso algum senador assim requerer. Antonio Carlos também voltou a dizer que não sabe se haverá ou não a cassação, mas reconheceu a tendência de o Plenário, mesmo sendo independente, repetir a decisão das duas comissões.
- O que posso garantir é que o Senado tem que velar pela moralidade pública, tem que velar por seus senadores. E se as comissões consideraram que o senador Luiz Estevão deve ser cassado, evidentemente que pode ser que o Plenário casse - afirmou, explicando ainda que a imprensa poderá acompanhar a votação através das informações fornecidas pelos próprios senadores.

21/06/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


DECISÃO DO CONSELHO DE ÉTICA SOBRE CASSAÇÃO DE LUIZ ESTEVÃO MARCOU A SEMANA NO SENADO

COMISSÃO VAI A ACM PEDIR CASSAÇÃO DE LUIZ ESTEVÃO

SEMESTRE FOI MARCADO PELA CASSAÇÃO DE LUIZ ESTEVÃO

SEMESTRE FOI MARCADO PELA CASSAÇÃO DE LUIZ ESTEVÃO

CASSAÇÃO DE LUIZ ESTEVÃO FOI DECISÃO HISTÓRICA DO CONSELHO DE ÉTICA

CONSELHO VOTA DIA 14 RELATÓRIO QUE RECOMENDA CASSAÇÃO DE LUIZ ESTEVÃO