ACM PROMETE APOIO A VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA



O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, recebeu nesta quarta-feira (dia 8), em seu gabinete, integrantes do Comitê Nacional de Vítimas da Violência, tendo se comprometido a apoiar suas reivindicações pela aprovação de legislação em prol da paz na sociedade brasileira.

- O Congresso, como representação popular, tem o dever e a obrigação de dar todo o apoio a quem já sofre tanto a falta de seus filhos, por causa da violência - afirmou.

Antonio Carlos esclareceu aos visitantes que a votação dos projetos restringindo o porte e a posse de armas de fogo só não aconteceu porque existem dois pareceres contraditórios - dos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Pedro Piva (PSDB-SP): "precisamos resolver isso primeiro", disse.

Quanto à alegada atuação de lobistas da indústria de armas para evitar a votação, o senador garantiu que "esses lobistas perdem tempo, porque nosso interesse é atender à população do país, e sobretudo às vítimas da violência".

Outras reivindicações foram colocadas ao presidente do Senado, entre elas a institucionalização do comitê junto ao Ministério da Justiça, a oferta de apoio jurídico e assistencial aos familiares das vítimas, a proibição de divulgação de imagens violentas pela televisão e a convocação de plebiscito para admissão da prisão perpétua em crimes de homicídio. Diante dos relatos de muitos casos em que familiares reclamam da impunidade dos assassinos, Antonio Carlos comentou que "a Justiça protela e não decide nada", e ofereceu-se a tentar ajudar, na medida do possível, a solucionar os casos que lhe foram apresentados.

CONDE

Ainda na tarde desta quarta-feira, Antonio Carlos recebeu o prefeito do Rio de Janeiro, Luis Paulo Conde, acompanhado do presidente do PFL, Jorge Konder Bornhausen. Conde disse que não veio tratar de finanças do município, e assegurou que não deixará restos a pagar para a próxima administração. Sobre o encontro com o presidente do Senado, afirmou: "conversamos sobre política; só".

08/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovadas emendas à PEC que cria Fundo de Combate à Violência e Apoio às Vítimas de Violência

Lançada cartilha de apoio à parentes e vítimas de violência

Prioridade na LDO para apoio às mulheres vítimas de violência

Angela Portela lamenta falta de apoio a vítimas da violência doméstica

ACM propõe criação de fundo para combate à violência e apoio a vítimas da criminalidade

Jayme Campos pede apoio a projeto que cria fundo em favor de mulheres vítimas de violência