ACM RECEBE SUGESTÃO DE EMENDA QUE MUDA POLÍCIA



O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, recebeu nesta quarta-feira, dia 19, sugestão de emenda constitucional para fundir as polícias civil e militar, trocando-as por uma nova estrutura policial de investigação e patrulhamento, essencialmente civil. A proposta foi apresentada por comissão integrada pelo advogado e ex-deputado Hélio Bicudo, o ex-senador José Paulo Bisol, atual secretário de Segurança do Rio Grande do Sul, e o coordenador-executivo do Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia, Benedito Domingos Mariano.
De acordo com Bicudo, o atual sistema policial brasileiro "está ultrapassado, existe em apenas três países do mundo e é responsável por parte da violência verificada na sociedade brasileira".
Além de unificar as polícias, a sugestão apresentada a Antonio Carlos propõe abolir o atual inquérito policial, que passaria a ser conduzido pelo Ministério Público. Essa mudança, de acordo com Hélio Bicudo, dará agilidade ao processo e garantirá direitos fundamentais. Segundo o advogado, o presidente do Senado ficou interessado no assunto e prometeu examinar a proposta.

19/01/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Votação de emenda que muda cobrança do ICMS é adiada

SENADO VOTA EMENDA QUE MUDA NOMEAÇÃO DE MINISTRO DO TCU

EMENDA QUE MUDA COBRANÇ A DO ICMS SOBRE PETRÓLEO VAI À CAE

Zambiasi recebe sugestão e criará comissão especial

Aloysio muda parecer e acolhe emenda de Plenário à PEC do Trabalho Escravo

Adiada votação da emenda que muda cobrança de ICMS sobre petróleo