Adelmir Santana espera que Senado aprove logo reajuste das aposentadorias



O senador Adelmir Santana (DEM-DF) manifestou nesta segunda-feira (17) sua expectativa de que o Senado aprove imediatamente o fim do fator previdenciário e o reajuste de 7,72% para as aposentadorias, conforme projeto já aprovado pela Câmara dos Deputados. Para ele, "é inaceitável que milhões de aposentados brasileiros, já em idade avançada e com suas obrigações legalmente cumpridas, tenham que arcar com o ônus da ineficiência do sistema previdenciário".

- É impraticável responsabilizar os aposentados pelos desmandos cometidos, ao longo de décadas, pela Previdência Social brasileira. Se erros foram cometidos, cabe ao governo corrigi-los, mas sem ferir direitos assegurados - disse.

Adelmir Santana afirmou que "a excrescência administrativa chamada fator previdenciário é realmente mais do que uma fórmula de cálculo; é uma artimanha para ferir direitos e confiscar renda de trabalhadores, sobretudo dos mais desprotegidos, os que ganham menos, pois incide fortemente sobre aqueles que recebem até quatro salários mínimos".

A aplicação desse fator, segundo o senador, "traz infelicidade e tristeza para os aposentados, sob a desculpa de que ajudará a Previdência a ajustar suas contas". Adelmir Santana disse que os senadores não aceitarão que parcela significativa da população brasileira, "que deu o melhor de si durante muitos anos, continue sendo penalizada, submetida às artimanhas administrativas da Previdência e aos artifícios contábeis do planejamento".



17/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adelmir Santana pede aprovação de propostas de reajuste dos aposentados

Dutra espera que Senado aprove PEC das MPs em agosto

Adelmir Santana ressalta legitimidade dos suplentes que hoje estão no Senado

Adelmir Santana cobra engajamento do Senado no debate da reforma política

Senado aprova reajuste das aposentadorias

"Senado deve estabelecer teto para carga tributária", propõe Adelmir Santana