Adelmir Santana reivindica ações para reduzir caos no trânsito



O senador Adelmir Santana (DEM-DF) reivindicou uma série de medidas que diminuam o caos no trânsito das grandes cidades brasileiras. Também pediu maior participação da sociedade na elaboração dos planos diretores das metrópoles e maior respeito às normas definidas. Por fim, destacou o exemplo de Curitiba e elogiou as ações em desenvolvimento no Distrito Federal.

Para Adelmir Santana, é preciso aumentar as faixas exclusivas para ônibus, diminuindo assim o tempo das viagens; ampliar a integração entre ônibus, metrôs e ferrovias; aumentar o número de ciclovias; realizar campanhas de educação para o trânsito; e investir pesadamente na reforma e ampliação das redes de metrô e ônibus. Ele defendeu que universidades, imprensa, pesquisadores e especialistas se engajem na discussão da matéria.

O parlamentar lembrou que, há 40 anos, um plano rígido de crescimento é seguido à risca em Curitiba, com o objetivo de facilitar o uso do transporte coletivo. E comentou que o atual governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), está ampliando o metrô, construindo corredores exclusivos para os ônibus e integrando o transporte.

Adelmir Santana criticou, contudo, o governador do Distrito Federal por ter iniciado várias obras ao mesmo tempo, o que estaria deixando o trânsito ainda pior. Lembrou que o número de automóveis em circulação no Distrito Federal atingiu, esta semana, a marca de um milhão, perdendo apenas para o estado de São Paulo, com 18 bilhões de veículos, segundo dados do Detran-SP de abril de 2008.

O senador observou ainda que o caos no trânsito traz incontáveis prejuízos para a economia, para o meio ambiente e para a saúde pública. Citou pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostrando que, só na capital paulista, os prejuízos com o trânsito caótico devem chegar a R$ 33,1 bilhões este ano, valor três vezes maior que no ano de 2000 (R$ 11,7 bilhões). Recordou que, em março, a cidade de São Paulo bateu o recorde histórico de congestionamento, com 221 quilômetros de vias paradas. E que, a cada dia, aquele município tem mais 800 carros em circulação, número maior que o total de crianças nascidas a cada dia, em torno de 500.

- Nos últimos dez anos, a frota de veículos do país passou de 30 milhões para 50 milhões, um salto de 66,6% - assinalou, acrescentando que, nesse período, houve poucas obras de infra-estrutura para suportar tamanho incremento.

Na contramão, o transporte público declina. Segundo o senador, o número de ônibus nas nove maiores capitais brasileiras caiu 9% na última década, período em que a quantidade de passageiros, paradoxalmente, aumentou 25%. A pequena abrangência das linhas de metrô também foi citada: enquanto São Paulo tem 40 quilômetros de linhas de metrô para cada mil quilômetros quadrados de cidade, essa proporção atinge 174 quilômetros em Santiago (Chile), 261 quilômetros em Buenos Aires (Argentina) e 800 quilômetros em Nova Iorque (Estados Unidos).



26/05/2008

Agência Senado


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