Ademir Andrade propõe expropriação de terras com cultivo de psicotrópicos
O senador afirmou que a lei 8629/93, que regulamentou os dispositivos constitucionais relativos à reforma agrária, precisa ser aperfeiçoada para coibir o descumprimento das normas concernentes a relações de trabalho. Isso porque, de acordo com o parlamentar, milhares de brasileiros, em pleno século 21, ainda são submetidos a trabalho escravo.
Na opinião de Ademir Andrade, o ideal seria determinar a sumária expropriação, sem direito a indenização, das terras em que se verifique trabalho escravo. Mas como isso exige previsão constitucional, por ora ele se limita a propor lei prevendo que essa indenização seja paga, em 20 anos, com títulos da dívida agrária.
No caso das terras dedicadas ao cultivo de plantas psicotrópicas, há amparo constitucional para a expropriação (sem indenização), o que Ademir Andrade recomenda em seu projeto. Hoje, a lei da reforma agrária permite apenas a desapropriação da terra que não esteja cumprindo sua função social e autoriza órgão federal a ingressar no imóvel a fim de levantar dados.
09/01/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ademir Andrade propõe expropriação de terras com cultivo de psicotrópicos
Ademir defende expropriação de terras que utilizem trabalho escravo
Ademir Andrade responsabiliza autoridades por assassinato de sem-terras
ADEMIR ANDRADE PROPÕE ALTERAÇÕES NO FUNDEF
ADEMIR ANDRADE PROPÕE APERFEIÇOAMETO DO FUNDEF
ADEMIR ANDRADE PROPÕE O FIM DE ISENÇÕES INCLUÍDAS NA LEI KANDIR