Ademir defende expropriação de terras que utilizem trabalho escravo



O senador Ademir Andrade (PSB-PA) lamentou que brasileiros continuem trabalhando como escravos em algumas propriedades rurais do país. Ele é autor de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), já aprovada no Senado e em tramitação na Câmara dos Deputados, que determina a expropriação das terras, sem o pagamento de indenização, em que se utilize trabalho escravo.

Segundo o senador, o trabalho forçado é prática comum no Pará e em algumas regiões da Amazônia, onde os cidadãos que trabalham nessas condições são obrigados a exercer sua atividade apenas por comida, permanecendo presos na propriedade por causa de débitos. Por isso, acentuou Ademir, ele e parlamentares do próprio governo têm insistido na importância de ações do Executivo para evitar esse tipo de desrespeito ao trabalhador.

Conforme a proposta do senador, o governo federal poderá tomar as terras do responsável pelo trabalho forçado assim que for constatada a infração. Não haverá, portanto, a necessidade de instauração de um inquérito.

De acordo com dados do próprio governo, são poucas as condenações para o crime de escravidão nos últimos anos, daí Ademir achar que o governo federal deveria apressar a aprovação da mudança constitucional. Somente no primeiro semestre deste ano foram registrados 1,9 mil casos de utilização de mão-de-obra escrava em fazendas, montante que representa um aumento de 50% em relação a 2001. Ademais, das 26 pessoas presas em flagrante pela Polícia Federal por essa infração, apenas três foram condenadas.



15/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Expropriação de terras por trabalho escravo começa a ser discutida no Plenário

Senado começa a examinar nesta quarta expropriação de terras por trabalho escravo

Comissão aprova anteprojeto sobre expropriação de terras onde houver trabalho escravo

José Nery e Suplicy pedem a Chinaglia rapidez na aprovação da expropriação de terras onde há trabalho escravo

José Nery defende PEC que prevê expropriação de terra onde for constatado trabalho escravo

Ademir Andrade propõe expropriação de terras com cultivo de psicotrópicos