ADEMIR APRESENTA EMENDA PARA BENEFICIAR COOPERATIVAS



O senador Ademir Andrade (PSB-PA) comunicou nesta quinta-feira (dia 30) ao plenário a apresentação de duas emendas a medidas provisórias que tramitam no Congresso Nacional, com o objetivo de beneficiar pequenos produtores e cooperativas agrícolas. Uma das emendas modifica a MP que trata da negociação da dívida dos ruralistas. A intenção do senador é permitir que as cooperativas de crédito rural alonguem os financiamentos contraídos por associações, cooperativas e condomínios rurais.
- As cooperativas de crédito no Brasil se tornaram fonte importante de financiamento dos produtores rurais. Como cobram juros muito menores, porque não objetivam o lucro, algumas delas passaram por dificuldades em virtude de secas prolongadas em suas regiões - justificou.
A outra emenda apresentada pelo senador altera a MP que trata dos repasses de recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Como a medida prioriza a aquisição de insumos na região para qual está destinada a merenda, Ademir Andrade pretende garantir às associações e cooperativas de pequenos produtores rurais o direito de fornecimento dos insumos, sempre que houver as mesmas condições de preço e qualidade nos produtos.
- Com isso estamos fortalecendo a agricultura familiar e os trabalhadores, que não têm condições, se não forem ajudados nem prestigiados pelo governo, de competitividade com grandes grupos econômicos que se implantam no nosso país - explicou.
EMENDA CONSTITUCIONALNo mesmo pronunciamento, Ademir pediu celeridade na tramitação da proposta de emenda constitucional que estabelece novas regras para a edição de medidas provisórias pelo Executivo. O senador qualificou como um vexame o fato de as MPs serem reeditadas sucessivas vezes. Um exemplo é a que trata da renegociação das dívidas dos ruralistas, que Ademir Andrade pretende emendar, e que se encontra na 41ª reedição. A Constituição concede validade às MPs por 30 dias. Ao final deste período, se não forem votadas, deixam de valer. Daí as constantes reedições.
- Esta emenda constitucional sobre as medidas provisórias, que foi inicialmente votada no Senado, seguiu à Câmara, e retornou ao Senado. É necessário e importante votá-la para não sermos submetidos ao vexame que permanentemente ocorre - enfatizou.

30/09/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ademir apresenta emenda à PEC que prorroga cobrança da CPMF

ADEMIR DEFENDE COOPERATIVAS PARA VIABILIZAR ASSENTAMENTOS

Assistência técnica vai beneficiar 289 cooperativas de agricultores familiares

Zambiasi apresenta projeto para beneficiar taxistas

Serys apresenta projeto para cooperativas operarem com recursos do FAT

Arthur Virgílio apresenta projetos para beneficiar disléxicos e portadores da "síndrome do escrivão"