Expropriação de terras por trabalho escravo começa a ser discutida no Plenário
Os senadores iniciaram, há pouco, a primeira sessão de discussão do PLS 432/2013, que regula a expropriação de propriedades urbanas e rurais nas quais fique comprovada a exploração de trabalho escravo.
Mas o relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR), pediu para que a matéria seja pautada para a próxima terça-feira, pois ele deverá apresentar um novo texto, com pequenas modificações, que ainda estão sendo negociadas com o governo e com grupos da sociedade civil.
Vários senadores questionaram a apreciação do projeto antes da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 57-A/1999, de autoria do ex-senador Ademir Andrade, que altera o artigo 243 da Carta Magna: além do cultivo ilegal de drogas, a proposta estabelece o trabalho escravo como motivo para a expropriação de terras. Essa PEC não está na ordem do dia da sessão desta quarta-feira (30).
- Não faz sentido votar a regulamentação de um dispositivo da Constituição que ainda não foi alterado - argumentou o senador Roberto Requião (PMDB-PR).
Durante a sessão, foram lidas várias emendas ao PLS 432/2013. De acordo com o senador Romero Jucá (PMDB-RR), caso o plenário aprove o requerimento apresentado por ele para que a proposta tramite em regime de urgência, as emendas poderão ser apreciadas diretamente no Plenário. Se o requerimento for rejeitado, as emendas terão que voltar à Comissão Mista.
Tramitação especial
Por se tratar de uma proposta da Comissão Mista Especial para Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação de Dispositivos da Constituição, a tramitação é especial e obedece ao rito definido no Regimento Comum do Congresso Nacional. Assim, são necessárias duas sessões de discussão para que o projeto seja votado em primeiro turno. Depois, deve haver um intervalo de 48 horas para que o projeto seja votado em segundo turno. Apesar da tramitação especial, o quorum para que seja aprovado é maioria simples.
Mais informações a seguir
30/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado começa a examinar nesta quarta expropriação de terras por trabalho escravo
Ademir defende expropriação de terras que utilizem trabalho escravo
Comissão aprova anteprojeto sobre expropriação de terras onde houver trabalho escravo
José Nery e Suplicy pedem a Chinaglia rapidez na aprovação da expropriação de terras onde há trabalho escravo
Emenda que confisca terras onde há trabalho escravo volta ao Plenário
ANTERO PROPÕE EXPROPRIAÇÃO DE GLEBA COM TRABALHO ESCRAVO