Ademir homenageia Heleieth Saffioti
O senador Ademir Andrade (PSB-PA) foi o responsável pela apresentação e homenagem à professora Heleieth Iara Bongiovani Saffioti, uma das cinco agraciadas com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz 2001. "A trajetória acadêmica da sra. Heleieth é o testemunho mais eloqüente de sua fidelidade à causa feminina e da coerência ideológica com que estudou e pesquisou a questão da mulher na sociedade brasileira", assinalou o senador.
Classificando como "impressionante" a produção acadêmica da professora homenageada, Ademir lembrou que Heleieth pronunciou mais de 100 conferências, teve 49 artigos publicados em periódicos científicos especializados nacionais e nove em periódicos estrangeiros. Também publicou 16 artigos de divulgação científica, apresentou 144 trabalhos em congressos científicos, publicou 10 livros e 35 capítulos de livros, orientou teses e dissertações de mestrado e de doutorado e participou de bancas examinadoras em cursos de pós-graduação.
Ademir disse ainda que em tudo o que a professora Heleieth escreveu, pesquisou, ensinou e orientou, esteve sempre presente a situação da mulher, direta e indiretamente. Como exemplo, citou os trabalhos: Relação de Sexo e Classes Sociais; O Poder do Macho; Mulher Brasileira: Opressão e Exploração; A Posição da Mulher na Sociedade Moderna; A Mulher na Sociedade de Classes; A Mulher Brasileira; A Discriminação Contra a Mulher no Brasil; Espaço da Mulher na Universidade; Mulher - Participação e Trabalho; Violência Contra a Mulher; Novas Perspectivas Metodológicas de Investigação na Análises dos Gêneros; Questões de Gênero e Etnia; Violência de Gênero; e Gênero e Abuso Sexual de Crianças.
- É irresistível incorrer na relação que se pode fazer entre o prêmio e a agraciada. Para que a sra. Heleieth Iara Bongiovani Saffioti pudesse chegar a esse grau de especialização temática e dedicação profissional foi preciso que, no já distante ano de 1919, Bertha Lutz fundasse a Liga para a Emancipação Intelectual da Mulher. A História é processo. Bertha Lutz viveu os tempos heróicos e Heleieth Saffioti vive os tempos de consolidação das conquistas, de reflexão e de análise a respeito da condição feminina na sociedade brasileira - concluiu o senador.
13/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
ADEMIR ANDRADE HOMENAGEIA ÍNDIO PELO SEU DIA
ADEMIR HOMENAGEIA 50 ANOS DE CRIAÇÃO DO GRUPO YAMADA
ADEMIR ANDRADE HOMENAGEIA REDE SARAH E PEDE INSTALAÇÃO DE UNIDADE EM BELÉM
Ademir insiste na instalação da CPI
ADEMIR QUER FIM DA GRILAGEM
ADEMIR PROTESTA CONTRA O FIM DO PET