Adiada votação de projeto que obriga instalação de bloqueador de celular em penitenciárias



A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) transferiu para a próxima quarta-feira (16), às 14h, a reunião agendada inicialmente para esta quinta-feira (10) para a discussão e a votação de projeto de lei do então senador Rodolpho Tourinho que obriga as empresas operadoras de Serviço Móvel Pessoal a instalarem bloqueadores de sinais de radiocomunicações nas penitenciárias estaduais e federais no prazo máximo de 180 dias (PLS 137/06).

VEJA MAIS

Pela proposta original, aprovada sem modificações na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em junho de 2006, o descumprimento das determinações poderá acarretar multa à operadora a ser fixada entre R$ 30 mil e R$ 150 mil por estabelecimento carcerário. Porém, caso a empresa persista em não atender à lei, poderá também perder o direito à exploração do serviço.

Na CI, onde a matéria tramita em decisão terminativa, o relator, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), apresentou um substitutivo, destinando recursos do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel) para a instalação de bloqueadores de sinais de radiocomunicações (BSR) em estabelecimentos penitenciários.

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO), no entanto, relator da matéria na CCJ, apresentou voto em separado pela rejeição do substitutivo e aprovação da proposta original sem alterações. Também subscreveram o voto em separado os senadores Renato Casagrande (PSB-ES), Valter Pereira (PMDB-MS), Expedito Júnior (PR-RO), Wellington Salgado (PMDB-MG), Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Ideli Salvatti (PT-SC).

Ao transferir a reunião desta quinta-feira, o vice-presidente do colegiado, senador Delcídio Amaral (PT-MS), lembrou que o projeto "é extremamente importante para o país" e merecia um debate qualificado, pois, conforme lembrou, terá decisão terminativa na CI. Ao concordar com a transferência da data, Flexa Ribeiro lembrou que o senador Demóstenes Torres está hospitalizado e, portanto, não participaria da discussão nesta quinta.

- Acho que a presença do senador Demóstenes no debate é fundamental para prestar informações aos demais senadores da comissão para, assim, poderem exercer o voto consciente - afirmou Flexa Ribeiro.

Wellington Salgado e Ideli também apoiaram a transferência da data.



10/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CI vota projeto que obriga operadora a instalar bloqueador de celular nas penitenciárias

Adiada para esta quarta-feira votação de projeto que obriga a instalação de bloqueadores de programação em televisores

CI vota exigência de instalação de bloqueadores de celular nas penitenciárias

Adiada votação de projeto que impõe maior controle sobre venda de celular pré-pago

Aprovado projeto que obriga empresa a fornecer bloqueador solar a quem trabalha ao sol

Projeto que obriga registro de data em correspondência de cobrança tem votação adiada