Adiado Dia Nacional de Coleta de Assinaturas em favor da PEC que prevê confisco de terras onde houver trabalho escravo
A Subcomissão de Combate ao Trabalho Escravo, subordinada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), decidiu nesta quarta-feira (8) adiar para o próximo dia 17 a realização do Dia Nacional de Coleta de Assinaturas para o abaixo-assinado em favor da aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 438/01). Aprovada pelo Senado e aguardando votação da Câmara dos Deputados desde 2004, a PEC permite o confisco de terras nas quais seja constatado trabalho escravo ou análogo.
Conseqüentemente, também foi adiada para o início de 2009 a entrega do abaixo assinado na Câmara dos Deputados, antes programada para 19 de novembro próximo. Segundo o presidente da subcomissão, senador José Nery (PSOL-PA), a meta de conseguir um milhão de assinaturas para o abaixo-assinado não foi alcançado. Ele informou que apenas 112 mil assinaturas foram coletadas.
- No ritmo atual, nem em novembro de 2009 conseguiríamos um milhão de assinaturas. Mas acredito firmemente que o adiamento do Dia Nacional de Coleta de Assinaturas para o próximo dia 17 reforça o movimento e a luta pela erradicação dessa gravíssima chaga social - afirmou.
Na próxima sexta-feira (10), a as entidades que participam do movimento de coleta de assinaturas voltarão a se reunir para decidir como se dará a mobilização no dia 17. A auditora do Setor de Erradicação do Trabalho Escravo do Ministério do Trabalho e Emprego, Giuliana Cambauva Orlandi, disse que as organizações não conseguiram mobilizar sequer os seus próprios membros para que assinassem o abaixo-assinado.08/10/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovado em último turno confisco de terras onde houver trabalho escravo
Confisco de terras onde há trabalho escravo, o destaque da semana
Comissão aprova anteprojeto sobre expropriação de terras onde houver trabalho escravo
Ana Rita defende PEC que expropria terras onde há trabalho escravo
Emenda que confisca terras onde há trabalho escravo volta ao Plenário
Sibá pede aprovação da PEC que expropria terras onde há trabalho escravo