Aelton: apoio político é o maior presente que parlamentares podem dar aos médicos
Na homenagem do Plenário aos médicos, nesta sexta-feira (17), o senador Aelton Freitas (PL-MG) disse que o maior presente que os políticos podem dar aos médicos é o compromisso com o fortalecimento do setor de saúde, e o oferecimento, aos profissionais, de condições para que eles salvem mais vidas.
O senador pediu ao Ministério da Saúde mais recursos para os hospitais e para a interiorização do atendimento médico, e ao Ministério da Educação, mais cuidado com a proliferação indiscriminada de cursos de Medicina.
Aelton Freitas acredita que as carências do sistema público de saúde vêm comprometendo a eficiência do trabalho dos médicos. "Por mais competentes e dedicados que sejam, os médicos não são mágicos", disse. Ele sustentou que, mesmo diante de limitações orçamentárias, o governo precisa encontrar alternativas para fortalecer as estruturas públicas de saúde no interior do país, a fim de que as cidades não sejam sobrecarregadas ao atender à demanda de tratamento médico que vem do interior.
- A melhoria dos serviços públicos tem que estar sempre entre as prioridades e preocupações máximas do governo - disse.
O senador registrou ainda sua preocupação com a proliferação de cursos de Medicina no país. Aelton lembrou que a formação do médico tem alto grau de responsabilidade pública e por isso precisa ser criteriosa e de alta qualidade. Na opinião do senador, o médico precisa de muito mais do que um diploma para exercer o seu ofício com brilho e eficiência.
- O ministério da Educação tem que estar atento e vigilante, pois temos observado vários casos de cursos superiores sendo criados apenas para atender à sede mercadológica dos empresários - alertou.
17/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tião diz que maior legado de Che é a possibilidade sempre presente de mudarmos o mundo
Aelton Freitas lutará pela execução das emendas dos parlamentares
José Sarney recebe presente de Suplicy e agradece apoio de colegas pela recuperação
Parlamentares alertam para que Executivo não faça uso político das contratações
Patrocínio: Tocantins é o maior feudo político do país
Presidente do Senado boliviano visita parlamentares e se diz preocupado com futuro político de seu país