Agripino cobra esclarecimentos no caso da VarigLog



O líder dos Democratas no Senado, José Agripino (RN), defendeu em Plenário, nesta segunda-feira (9), a necessidade de se realizarem investigações amplas para o esclarecimento das denúncias - feitas pela ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu- de favorecimento, por parte do governo federal, ao fundo americano Matlin Patterson e a três sócios brasileiros na venda da VarigLog.

Um dos pontos importantes a serem explicados, segundo o parlamentar, seria o suposto tráfico de influência para a efetivação do negócio pelo advogado Roberto Teixeira, compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

- Roberto Teixeira é compadre do presidente Lula, ele abre as portas do presidente Lula. Ele é advogado da parte vendedora e estava levando no elevador a parte compradora. Então, ele estava fazendo um claro tráfico de influências- disse Agripino,referindo-se à foto de Roberto Teixeira acompanhado de empresários da Gol - Linhas Aéreas Inteligentes no Palácio do Planalto publicada pela revista Veja na edição desta semana.

Agripino considerou também incompreensível o fato de o governo haver vendido a VarigLog por apenas R$ 24 milhões ao fundo de investimento americano, uma vez que este obteve R$ 320 milhões pela venda da empresa à Gol nove meses depois.

Outra questão a exigir esclarecimento, de acordo com o senador, seria sobre a interferência do governo federal para livrar o fundo Matlin Patterson de uma dívida milionária da VarigLog relativa a impostos atrasados.

Em apartes, os senadores Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) e Heráclito Fortes (DEM-PI) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Agripino.

CSS

Agripino anunciou ainda a decisão de seu partido de rejeitar o projeto de lei complementar (PLP 306/08, atualmente tramitando na Câmara) que cria a Contribuição Social para a Saúde (CSS). Segundo frisou, qualquer parlamentar Democrata que descumprir a posição acatada pela Executiva Nacional do partido correrá o risco de perda de mandato.



09/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agripino cobra celeridade na investigação do caso do dossiê

Denise Abreu justifica sua decisão de falar sobre caso Variglog

Vannucchi prestará esclarecimentos à CCJ sobre o caso Sean

Agripino defende Gilmar Mendes e pede esclarecimentos de Lula

Fraga é convidado a prestar esclarecimentos sobre caso Arisa na CFC

João Pedro pede a Renan esclarecimentos sobre caso Schincariol