Agripino se diz envergonhado com decisão da Câmara de não cassar Donadon



O senador José Agripino (DEM-RN) declarou em Plenário, nesta quinta-feira (29), ter sentido vergonha, como congressista, da decisão que a Câmara dos Deputados tomou na noite de quarta-feira (28) de não cassar o mandato do deputado federal Natan Donadon (ex-PMDB-RO).

Donadon cumpre pena de 13 anos no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, por ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pela prática dos crimes de peculato e formação de quadrilha.

Ao lamentar a decisão dos deputados de manter o mandato de Donadon, Agripino disse que um parlamentar tem que ter compromisso com a sociedade e com a decência, acrescentando que a Câmara deveria ter prezado o espírito público.

Agripino informou que na manhã desta quinta-feira seu partido decidiu, após reunião com líderes da sigla na Câmara dos Deputados, adotar posição firme com relação ao episódio, defendendo abertamente a cassação do deputado Donadon, de modo semelhante ao ocorrido no caso do ex-senador Demóstenes Torres e do ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, expulsos do partido por envolvimento em corrupção.

Ao final de seu pronunciamento, Agripino fez um apelo à Câmara dos Deputados visando a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 196/12) de autoria do senador Alvaro Dias que estabelece voto aberto para a apreciação de perda de mandato de parlamentar. Ele considerou também fundamental a votação da PEC 18/2013, do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que determina a perda imediata de mandato de parlamentar condenado, em sentença definitiva, por improbidade administrativa.

Agripino acrescentou que seu partido não deverá votar nenhuma matéria na Câmara antes que a PEC do voto aberto seja apreciada.

Em apartes, os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR) e Valdir Raupp (PMDB-RO) manifestaram apoio ao discurso de Agripino.



29/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa pede à Câmara para rever decisão de não cassar Donadon

Caso Donadon: decisão da Câmara causa perplexidade em senadores

Rollemberg condena decisão da Câmara que manteve mandato de Natan Donadon

Capiberibe vai recorrer ao STF da decisão do TSE de cassar seu mandato

Decisão sobre Donadon foi 'desastre político', diz Mário Couto

Ana Amélia diz que Câmara deu 'licença-presídio' a Donadon