AGU diz que servidores demitidos no Governo Collor não têm direito a salário retroativo



A Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu na Justiça que os servidores demitidos no Governo Collor e reintegrados recentemente não têm direito a salários retroativos da época do desligamento. De acordo com a AGU, os servidores só poderão receber salário a partir do retorno efetivo à atividade exercida. 

A Coordenação Trabalhista da Procuradoria Regional da União da 1ª Região (PRU1) obteve decisão favorável em processo ajuizado por empregado anistiado do antigo Banco Nacional de Crédito Cooperativo (BNCC) contra a União.

O empregado afirmava que deveriam ser integradas ao seu salário todas as parcelas que compunham sua remuneração na data da rescisão do contrato de trabalho com o BNCC, especialmente a gratificação pelo exercício de cargo em comissão e o adicional por tempo de serviço.

A Justiça do Trabalho de Brasília acolheu os argumentos da PRU1 de que o artigo 6º da Lei de Anistia nº 8.878/94 proíbe qualquer pagamento retroativo de salários e benefícios aos anistiados. 

O pedido do empregado foi negado e a Justiça considerou que a União não violou princípios constitucionais como alegava o servidor, já que o anistiado encontra-se em situação jurídica distinta daqueles que permaneceram em exercício. 


Fonte:
AGU



29/06/2011 17:56


Artigos Relacionados


CCJ aprova projeto de reintegração de servidores demitidos no governo Collor

Lobão Filho cobra readmissão de servidores demitidos no governo Collor

Servidores públicos demitidos no governo Collor terão processos judiciais encerrados até o fim do ano

Dilma veta novo prazo para anistia de servidores demitidos no governo Collor

Servidores demitidos no Governo Collor ganham novo prazo para pedir readmissão

Ideli Salvatti comemora aprovação de projeto que favorece servidores demitidos no governo Collor