Dilma veta novo prazo para anistia de servidores demitidos no governo Collor



A reabertura de prazo para a volta à ativa de servidores públicos federais demitidos durante o governo Collor, determinada em projeto de lei aprovado no Senado em outubro (PLS 372/2008), foi vetada pela presidente Dilma Rousseff. De acordo com a mensagem de veto presidencial, que cita pareceres dos ministérios da Justiça e do Planejamento, e também da Advocacia-Geral da União (AGU), a proposta era inconstitucional e "contrária ao interesse público".

VEJA MAIS

O projeto, do senador Lobão Filho (PMDB-MA), permitia que os servidores demitidos no âmbito da reforma administrativa realizada no governo Collor (1990-1992) apresentassem requerimento para retorno ao serviço no prazo de 180 dias. O prazo proposto inicialmente, de 365 dias, foi reduzido por emenda da Câmara dos Deputados.

O veto ressalta que a competência para tratar do assunto é privativa da Presidência da República e lembra que os servidores já tiveram várias oportunidades para optar pelo retorno, não se justificando nova reabertura de prazo, "decorridos 17 anos da publicação da anistia original".

A previsão do senador Lobão Filho era de que cerca de 20 mil ex-servidores pudessem se beneficiar da reabertura de prazo.



16/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Servidores demitidos no Governo Collor ganham novo prazo para pedir readmissão

CCJ aprova novo prazo para que servidores demitidos durante governo Collor solicitem reintegração

CCJ aprova emendas a projeto que reabre prazo para anistia de demitidos do governo Collor

Adiada decisão sobre reabertura de prazo para anistia de demitidos do Governo Collor

Projeto reabre prazo para que servidores demitidos durante governo Collor solicitem reintegração

Comissão que examina anistia de demitidos no governo Collor é prorrogada por um ano