AGU e Defensoria Pública da União criam grupo para acordos em ações do SUS



A Procuradoria-Geral da União (PGU), da Advocacia-Geral da União (AGU) e a Defensoria Pública da União (DPU) assinaram na terça-feira (20) portaria para criar Grupo de Trabalho (GT) para promover a expansão dos Comitês Interinstitucionais de Resolução Administrativa de Demandas de Saúde (Cirads). O objetivo dos órgãos é trabalhar em conjunto para elaborar diretrizes e facilitar acordos entre pacientes e o Sistema Único de Saúde (SUS).


A parceria pretende estimular a conciliação em casos onde o paciente assistido pelo SUS não tenha recebido o atendimento adequado, tanto preventivamente, evitando ações judiciais, como nos processos já em curso. 


De acordo com a Procuradora-Geral da União substituta, Izabel Vinchon, a partir do GT os órgãos da PGU serão orientados a implantar os Cirads para resolver questões envolvendo a prestação de serviços do SUS, observando as peculiaridades de cada local. O primeiro Cirad instalado, localizado em Natal (RN), é exemplo do projeto e tem obtido sucesso.


A expansão dos Cirads faz parte do termo de cooperação técnica assinado entre AGU e Conselho Nacional de Justiça, que criou compromisso de aperfeiçoamento do SUS em busca de racionalização de custos e diminuição de ações na área de saúde.


Fonte:
Advocacia-Geral da União

Saiba mais sobre o SUS no Portal Brasil.



31/07/2010 05:06


Artigos Relacionados


PEC transfere da União para o DF manutenção de Defensoria Pública

Garantidos seis cargos DAS para Defensoria Pública da União

Jucá pede autonomia para Defensoria Pública da União

CCJ EXAMINA INDICAÇÃO DE ADVOGADA PARA DEFENSORIA PÚBLICA GERAL DA UNIÃO

Senadores criam grupo de trabalho para sistematizar legislação que abre espaço para televisão pública nas redes de TV por assinatura

Lúcia Vânia quer autonomia adminstrativa para a Defensoria Pública da União