Alan Garcia manda a Sarney documento contra corrida armamentista



O embaixador Hugo de Zela, representante do Peru no Brasil, entregou na manhã desta quarta-feira (23) ao presidente do Senado, José Sarney, documento em que o presidente Alan Garcia propõe um pacto de não agressão entre os países da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

A preocupação do presidente peruano, de acordo com o relato do embaixador, é com a corrida armamentista que vem caracterizando as compras de equipamentos bélicos por países sul-americanos. Em sua opinião, este é um dinheiro que poderia estar sendo aplicado no desenvolvimento desses países.

- Na recente reunião de ministros de Relações Exteriores e de Defesa integrantes da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), em Quito, o presidente do Peru teve a iniciativa de propor um pacto de não-agressão entre os países do Unasul para impedir a corrida armamentista que estamos vivendo neste momento. Foi este o documento que eu trouxe. - disse o embaixador ao final do encontro com Sarney.

Ele também afirmou que Alan Garcia tinha muito interesse em que o presidente do Senado brasileiro conhecesse essa proposta, "porque conhece a coincidência de interesses que tem com José Sarney neste assunto".

De acordo com o embaixador, o presidente do Senado ficou muito interessado e agradecido pela entrega do documento. E anunciou que submeterá o texto ao exame dos senadores.



23/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alan García propõe uma "verdadeira e profunda aliança estratégica" com o Brasil

General nega que Brasil participe de corrida armamentista

Saturnino alerta para risco de corrida armamentista na Ásia

Senado realiza em novembro sessão solene em homenagem ao presidente peruano Alan Garcia

Suplicy registra encontro entre Lula e Alan García e diz confiar na integração sul-americana

Sarney reúne em único documento defesa contra acusações sofridas nos últimos seis meses