Saturnino alerta para risco de corrida armamentista na Ásia



Em pronunciamento no Plenário, o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, senador Roberto Saturnino (PT-RJ), lamentou que o mundo tenha sido surpreendido com a notícia da explosão de uma arma nuclear pela Coréia do Norte e elogiou a condenação do ato daquele país pela comunidade internacional, inclusive pelo Brasil. Ele alertou para o risco de o teste iniciar uma corrida armamentista na região devido às ações militares dos Estados Unidos no Iraque e ao impasse com o Irã, que enfrenta a comunidade internacional ao insistir em desenvolver seu programa de geração de energia nuclear. Os três países são chamados de "eixo do mal" pelo presidente norte-americano George W. Bush.

Para Saturnino, a condenação à Coréia do Norte é extremamente necessária, mas, a seu ver,não basta condenar aquele país asiático, "que é pobre e vive sob ameaça de uma invasão pelos Estados Unidos".

- A Coréia do Norte tinha um programa de desenvolvimento de armas nuclearesque foi sustado por intervenção e negociação do governo Bill Clinton, que buscava resolver as questões pela diplomacia. Mas infelizmente sucedeu a Clinton um outro governo que apela para a guerra, para a força - lamentou.

Saturnino sustentou que uma das mais importantes iniciativas de paz seria a de desarmar-se o clima de guerra que foi criado no Oriente Médio "coma decisão unilateral e inopinada do governo norte-americano" de invadir o Iraque. Além disso, avaliou, existe por parte do governo Bush uma política de desrespeito à Organizaçãodas Nações Unidas (ONU), o que reforça a propensão dos países agredidos de retaliarem qualquer agressão.

10/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


General nega que Brasil participe de corrida armamentista

Alan Garcia manda a Sarney documento contra corrida armamentista

SATURNINO ALERTA PARA RISCO DE MORATÓRIA PELO ESTADO DO RIO

Saturnino alerta para crise no setor elétrico

SATURNINO ALERTA PARA PERIGO DE EXPLOSÃO SOCIAL

ROBERTO SATURNINO ALERTA PARA PRÁTICA DE "DUMPING" NA INTERNET