ALCÂNTARA ALERTA PARA NECESSIDADE DE FISCALIZAR EMPRESAS PRIVATIZADAS



A propósito do desastre ferroviário ocorrido na Grã-Bretanha, o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) alertou nesta quarta-feira (dia 13) o governo para a necessidade de exigir mais rigor das agências reguladoras, criadas no Brasil para fiscalizar as empresas privatizadas. "Está na hora de o Senado patrocinar um seminário com os titulares dessas agências para realizar um balanço cabal de suas atividades", disse. .
Alcântara disse que no Brasil a fiscalização raramente funciona, lembrando o naufrágio do Bateau Mouche IV, no Rio de Janeiro, que zarpou sem condições de segurança, resultando na morte de 55 pessoas. "Vamos colocar nossas barbas de molho e exigir do governo mais regulamentação e fiscalização dos serviços públicos privatizados, sob pena de enfrentarmos desastres". .
O senador pelo Ceará citou artigo do jornalista Clóvis Rossi, da Folha de S. Paulo, em que este afirma que ao retirar do grupo privado Railtrack a função de cuidar da segurança dos trens britânicos o governo Tony Blair insinuou ter o grupo negligenciado a segurança, em busca de maiores lucros. .
- Se no Reino Unido, onde o peso da sociedade é maior, pode surgir a suspeita de troca de segurança por lucro, imaginem no Brasil, onde os interesses sociais ainda são muito difusamente representados - observou o senador. .
Lúcio Alcântara disse que ainda é tempo de chamar a atenção do governo para as estatais que serão privatizadas, e defendeu a pulverização do controle acionário, como no modelo de privatização da Inglaterra. "Trata-se de uma solução mais democrática, que impede que se formem oligopólios como está acontecendo no Brasil com as atividades de siderurgia, petroquímica e até energia elétrica e telecomunicações". .
Em aparte, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) afirmou que o melhor caminho não é privatizar tudo. "O Estado precisa manter participação minoritária e capacidade ampla de fiscalizar". Para o senador Pedro Simon (PMDB-RS) é preciso fortalecer as agências, que já estão se tornado mais importantes do que os próprios ministérios.

13/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


EMPRESAS PRIVATIZADAS DEVERÃO TER CAPITAL ABERTO

Senado decide se tomba bens de empresas privatizadas

CCJ APROVA TOMBAMENTO DE BENS CULTURAIS DE EMPRESAS PRIVATIZADAS

CAE adia decisão sobre abertura de capital de empresas privatizadas

ALCÂNTARA DEFENDE CRIAÇÃO DE AGÊNCIA PARA FISCALIZAR A SAÚDE

Ampliados poderes do governo para fiscalizar empresas seguradoras