ALCÂNTARA CONSIDERA CEDO PARA MUDANÇAS NA LEI DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) sustentou, em entrevista, que o governo deve esperar "um pouco mais" antes de modificar a lei de doação de órgãos, votada pelo Senado há cerca de um ano. Alcântara defendeu esse ponto de vista ao comentar hoje (dia 4) a notícia de que o presidente da República assinará medida provisória determinando consulta à família do morto antes de qualquer retirada de órgão para transplante.

Lúcio Alcântara, que foi relator da matéria na Comissão de Assuntos Sociais, disse que não houve ainda tempo para aferir bem os resultados da lei, que só tem um ano.Ele informou que relatório da Associação Brasileira de Transplantadores de Órgãos registrou um aumento no número de transplantes no país.

Para o senador, mesmo com a permissão para retirada de órgãos sem consulta às família, na prática isso não vem ocorrendo.Lúcio Alcântara acha que, se a aplicação da lei enfrenta dificuldades, elas certamente decorrem de outras razões - de ordem administrativa, técnica ou organizacional.

- As razões não dependem da natureza da forma de doação. Não será isso que vai permitir o aumento do número de transplantes, que virá em função de várias outras providências - disse. Para ele, primeiro devem-se implantar as centrais de transplantes, fazer o treinamento dos captadores e remunerar o trabalho de retirada e captação de órgãos.

Alcântara elogiou a decisão do ministro José Serra de instalar a Central Nacional de Transplantes e as centrais regionais.

- O ministro está fazendo um belo trabalho. Isso é fundamental. Não há como aumentar o número e a qualidade dos transplantes, a segurança e a confiabilidade do sistema a não ser com a implantação das centrais estaduais e da central nacional - disse.



04/08/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA: LEI DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS É BOA PARA OS POBRES

ALCÂNTARA DEFENDE MANUTENÇÃO DA FILA ÚNICA PARA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

NO DIA DE COSME E DAMIÃO, ALCÂNTARA DEFENDE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTE

ALCÂNTARA PEDE URGÊNCIA PARA PROJETO QUE CRIA O DIA NACIONAL DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Projeto facilitará a doação de órgãos para transplantes

Papaleo defende campanhas para incentivar a doação de órgãos