ALCÂNTARA DIZ QUE SOCIEDADE QUER INFORMAÇÕES SOBRE TRANSGÊNICOS
Ele adiantou que essas explicações independem das posições favoráveis ou contrárias à adoção e comercialização dos transgênicos, já que os especialistas de todo o mundo ainda não chegaram a uma conclusão sobre o assunto.
- O que me preocupa, como profissional da saúde e homem público, é justamente o grau de esclarecimento que a sociedade detém sobre a matéria. Nós ainda não dispomos de pesquisas capazes de fornecer um quadro realista sobre as informações ao alcance do brasileiro médio sobre os transgênicos - afirmou o senador, que não defendeu, em sua análise, posição contrária ou favorável.
Lúcio Alcântara contou que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em sua 52ª reunião, em julho, defendeu uma moratória para a introdução e utilização dos transgênicos no país, sob o argumento de que "é preciso treinar a burocracia responsável pela fiscalização dos procedimentos previstos na Lei de Biossegurança".
O senador lembrou ainda que a Academia Brasileira de Ciências divulgou documento, acatado por cientistas de outros cinco países, entre eles a Grã-Bretanha, a Índia e o México, em que apóia o cultivo de produtos geneticamente modificados.
Em função das controvérsias, Lúcio Alcântara considera importante que, além dos órgãos oficiais, também as empresas produtoras e distribuidoras dos transgênicos façam campanhas de esclarecimento da população.
15/08/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
ALCÂNTARA QUER DESTAQUE NAS INFORMAÇÕES SOBRE VENDAS
Rollemberg quer informações sobre possível acordo entre Brasil e EUA no Centro de Lançamento de Alcântara
SOCIEDADE CIVIL OPINA SOBRE TRANSGÊNICOS
LÚCIO ALCÂNTARA QUER SOCIEDADE EMPENHADA NA LUTA CONTRA AIDS
Geraldo Cândido: sociedade deve ter mais acesso a informações sobre usina de Angra
ADEMIR QUER APROFUNDAR DEBATE SOBRE TRANSGÊNICOS