ALCÂNTARA LEMBRA QUE GOVERNO É RESPONSÁVEL PELA ASSISTÊNCIA À SAÚDE
O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) afirmou hoje (dia 29) que transformarplanos e seguros-saúde numa forma de atendimento à grande massa da população é "uma injustiça, uma falácia, algo que não tem cabimento". Para o senador, a responsabilidade pela assistência à saúde do povo brasileiro é do governo federal, e somente quem pode pagar deve ter planos e seguros-saúde.
Lúcio Alcântara criticou a proposta contida no projeto votado na Câmara de criação da figura do plano básico de saúde, que teria um preço mais baixo e seria mais acessível a larga faixa da população. Na avaliação do senador, aí há um engano grande, porque a faixa de menor poder aquisitivo deve ser atendida pelo governo, pelo Sistema Único de Saúde, o SUS:
- O plano básico é um engodo, porque as prestações são mais baixas as pessoas aderem a ele, mas no dia em que têm um problema sério não serão atendidas - afirmou o senador, para depois dizer que plano e seguro de saúde existem para que a pessoa tenha atendimento nas moléstias de alto custo.
Segundo Lúcio Alcântara, no momento em que o cidadão que pagar o plano básico de saúde precisar de atendimento não o terá, porque as empresas alegarão que o plano é básico e não dá atendimento a tratamentos caros. Para Alcântara, o Senado, ao alterar o texto votado na Câmara, foi cauteloso e ponderado, e os ataques que tem sofrido são injustos.
O senador considerou também um equívoco dos deputados tratar num único texto os planos de saúde e os seguros-saúde. Segundo Lúcio Alcântara, plano e seguro são duas coisas diferentes: "O plano de saúde limita o atendimento do contratante àquelas pessoas físicas e jurídicas credenciadas pelo promotor do plano", enquanto "o seguro funciona basicamente com reembolso".
29/01/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
CEARÁ DEVE SER RESPONSÁVEL POR APA DE JERICOACOARA, PROPÕE ALCÂNTARA
Alcântara quer descobrir responsável por lista anônima divulgada na Internet
ALCÂNTARA DEFENDE INICIATIVAS DO GOVERNO PELA REFORMA AGRÁRIA
Heráclito lembra ao governo que CPMF foi criada para a área da saúde
Simon elogia governo pela ação contra fraudes na Saúde e pela viagem de Lula à China
Alcântara lembra os 100 anos de "Os Sertões"