ALCÂNTARA QUER MAIS RAPIDEZ DA CÂMARA NA APRECIAÇÃO DE PROJETOS DO SENADO



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) pediu hoje (dia 7) que o presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, mantenha entendimentos com o presidente da Câmara, Michel Temer, sobre o prazo de tramitação naquela Casa dos projetos de autoria dos senadores. A seu ver, essa atitude pode colaborar "para uma maior sinergia entre as duas Casas do Poder Legislativo".

- Muitos senadores têm se queixado de que seus projetos, ao chegarem na Câmara, demoram nas gavetas dos deputados e comissõesenquanto propostas semelhantes passam a tramitar com grande velocidade. Isso, muitas vezes, implica no arquivamento das iniciativas do Senado, na desconsideração das propostas dos senadores ou na sua realização como iniciativa de caráter secundário - afirmou.

Para Lúcio Alcântara, as proposições dos senadores tramitam "com muita dificuldade na Câmara" e, na opinião dele, apesar de ser grande o índice de rejeição das propostas que chegam a ser apreciadas, isso ainda é preferível, pois, ao menos, houve deliberação. "O que assusta é que os nossos projetos não tramitam ou tramitam com lentidão", assinalou.

O senador informou que tiveram tramitação finalizada na Câmara dos Deputados, de 1995 a setembro de 1997, pouco mais de 21% dos projetos do Senado que lhe foram remetidos. No mesmo período o Senado concluiu a apreciação de mais de 47% dos projetos submetidos à sua revisão.

Com dados obtidos junto à Secretaria-Geral da Mesa, Lúcio Alcântara esclareceu que o Senado recebeu, em 1995, 141 projetos oriundos da Câmara. Desses, 50 foram aprovados e remetidos à sanção do presidente da República; 9, emendados e devolvidos à Câmara; 12, rejeitados; dois, considerados prejudicados e outros dois, retirados de tramitação; e 66 continuam em tramitação no Senado.

O senador informou que, em 1996, o Senado recebeu 108 projetos da Câmara, dos quais 44 foram aprovados; 6, emendados e devolvidos; um foi considerado prejudicado e um, retirado de tramitação, continuando em tramitação na Casa 56 projetos originários da Câmara. Em 1997, até o dia 25 de setembro, o Senado recebeu 50 projetos da Câmara, dos quais 12 foram aprovados e remetidos à sanção do presidente da República; dois foram emendados; um, retirado de tramitação; e 35 continuam tramitando na Casa.

Lúcio Alcântara disse que os senadores encaminharam, em 1995, 43 projetos à Câmara, dos quais 4 foram aprovados; 17, rejeitados; e 22 continuam em tramitação naquela Casa. Em 1996, foram remetidos à Câmara, 49 projetos dos quais dois foram aprovados; dois, emendados e devolvidos ao Senado; e 5, rejeitados, continuando, assim, em tramitação 40 projetos. Até 25 de setembro de 1997, o Senado remeteu à Câmara 46 projetos e todos continuam em tramitação.



07/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo pede mais celeridade na apreciação dos projetos do Senado pela Câmara

Suplicy pede rapidez na apreciação pela Câmara de PEC sobre apátridas

Expedito comemora aprovação na Câmara do aumento do FPM e quer rapidez na votação no Senado

Senadores cobram da Câmara agilidade na apreciação de projetos

FRANCELINO PEDE À CAMARA RAPIDEZ PARA PROJETOS QUE PUNEM LAVAGEM DE DINHEIRO

Tuma cobra mais celeridade das comissões na apreciação de projetos