Alcântara reivindica divulgação da lista de votação



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) reivindicou ao presidente do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA), que envide todos os esforços no sentido de obter e divulgar a verdadeira lista com votos dos senadores na sessão que cassou o mandato do senador Luiz Estêvão. "Não podemos ficar reféns de infâmias, perseguição política ou chantagens", disse.

Pela manhã, o Senado foi surpreendido pela divulgação, pela Internet, de uma lista de votações apócrifa, com vários votos que trouxeram indignação a senadores, inclusive a Alcântara, que aparece votando contra a cassação.

Segundo o senador pelo Ceará, diante de tantas informações desencontradas e pretensos resultados sobre votos sim e não de senadores, somente a divulgação da versão oficial da lista poderá esclarecer, definitivamente, o assunto.

- Não tenho me pronunciado sobre essa polêmica por entender que, como membro do Conselho de Ética, serei chamado a proferir um voto sobre o comportamento de senadores envolvidos na questão, mas não posso mais permanecer calado - disse.

Jader respondeu que não é possível atender à reivindicação de Alcântara, porque a Constituição dispõe que cassação de mandato de senadores deve ser objeto de votação secreta.

- Não acredito que a divulgação da lista oficial seja o caminho mais adequado para o conhecimento da verdade. Qualquer lista que surja, agora, estará eivada de suspeição - afirmou Jader.

Alcântara informou que apresentará um requerimento por escrito, pedindo que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania seja ouvida sobre o assunto. Ele disse entender que a lista oficial de votação pode ser divulgada se houver concordância expressa de todos os 81 senadores.

24/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heloísa solicita a divulgação da lista de votação da cassação de Estevão

ALCÂNTARA REIVINDICA NOVA POLÍTICA DE RECURSOS HÍDRICOS

Poderá ser obrigatória divulgação de lista de passageiros após acidente aéreo

PSDB e PFL pedem punição dos responsáveis pela divulgação da "lista de Furnas"

Projeto que obriga divulgação de lista de material escolar com antecedência tem parecer favorável da CCJ

Aprovada proposta que fixa prazo para divulgação de lista de material escolar