Alcântara salienta contribuição do Congresso no combate à pobreza
Para Alcântara, o Congresso tem sido ativo, participante, interlocutor e parceiro do Executivo na formulação de instrumentos de política voltados para a eqüidade e inclusão sociais, nos setores da reforma agrária, educação, saúde e assistência direta aos necessitados.
No terreno da reestruturação fundiária, ele destacou as normas aprovadas pelo Congresso Nacional para garantir rito sumário de desapropriação, mecanismo indispensável à dinamização da reforma agrária, aliado à implementação do Banco da Terra, projeto do Senado concedendo créditos fundiários para aquisição de terras a futuros pequenos proprietários.
No campo da saúde, houve avanço no processo de descentralização das ações estatais, carreando recursos de estados e municípios para atendimento médico e hospitalar. "Foi iniciativa do Congresso a emenda constitucional que exigiu a participação orçamentária de estados e municípios, tantas vezes esquecida no passado, dotando a saúde de recursos adicionais", disse o senador pelo Ceará.
Na educação, a grande mudança no Brasil se deu com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef), projeto do governo prontamente aprovado e regulamentado pelo Congresso. "Houve a municipalização progressiva do ensino fundamental, a melhoria no salário dos professores e sua melhor qualificação profissional, bem como a diminuição das desigualdades regionais", afirmou Alcântara.
19/12/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
ALCÂNTARA PEDE MEDIDAS DE COMBATE À POBREZA
Alcântara destaca programa de combate a pobreza rural no Ceará
CCJ VÊ NESTA SEMANA SUBSTITUTIVO DE ALCÂNTARA PARA COMBATE À POBREZA
ALCÂNTARA APRESENTA SUBSTITUTIVO À PEC QUE CRIA FUNDO DE COMBATE À POBREZA
ALCÂNTARA BUSCA O "MAIOR CONSENSO POSSÍVEL" SOBRE FUNDO DE COMBATE À POBREZA
SUPLICY QUER QUE CONGRESSO DÊ URGÊNCIA AO COMBATE À POBREZA