ALTHOFF PREVÊ INSTALAÇÃO ATÉ 2010 DE PARLAMENTO DO MERCOSUL



O senador Geraldo Althoff (PFL-SC) previu nesta quarta-feira (dia 25) a instalação, até 2010, do Parlamento do Mercosul. A base para a construção desse novo organismo internacional, afirmou, é o trabalho da Comissão Parlamentar Conjunta dos quatro países que compõem o bloco econômico (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).- A cada dia, a importância da comissão conjunta se fortalece e se consolida - disse Althoff, após comunicar que as próximas reuniões do colegiado se realizarão em Porto Alegre, de 7 a 9 de novembro, e em Florianópolis, paralelamente ao encontro dos presidentes dos países do Mercosul nos dias 14 e 15 de dezembro.

O senador ressaltou que, apesar das divergências pontuais entre Brasil e Argentina, o Mercosul tem se consolidado como importante plataforma de exportação e servirá como base para a integração, a médio prazo, de toda a América do Sul. O fortalecimento do bloco, previu, tornará a região mais capacitada para competir no ambiente da futura Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

- A imprensa tem sido muitas vezes míope em suas análises sobre o futuro do Mercosul, alardeando um pessimismo exagerado - afirmou Althoff. Ele recordou que as negociações de conflitos dentro do bloco têm obtido sucesso e que a Europa, mesmo após 50 anos do início de seu processo de integração, ainda enfrenta problemas localizados, como a rejeição do Euro, nova moeda continental, pelos eleitores da Dinamarca.

Althoff registrou ainda o segundo aniversário do falecimento do ex-senador Vilson Kleinunbing, de quem era suplente. "Era um homem idôneo que tem feito falta a Santa Catarina", observou.

25/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inácio Arruda festeja instalação do Parlamento do Mercosul

Fica mais próxima instalação de Parlamento do Mercosul

Data de instalação de Parlamento do Mercosul depende de amplo acordo político

Zambiasi assume presidência de comissão e anuncia instalação em novembro de Parlamento do Mercosul

Eleitor elegerá em 2010 representantes do Brasil no Parlamento do Mercosul

União Européia deverá dar apoio técnico e financeiro para instalação do Parlamento do Mercosul