Fica mais próxima instalação de Parlamento do Mercosul



Agora depende apenas do Uruguai a instalação do Parlamento do Mercosul. A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou, nesta sexta-feira (29), o protocolo de criação do novo órgão, que já havia passado pelo Senado argentino. Como os Congressos Nacionais do Brasil e do Paraguai igualmente ratificaram o protocolo, resta apenas a decisão do Poder Legislativo do Uruguai, em cuja capital, Montevidéu, ficará a sede do futuro Parlamento.

O protocolo foi aprovado pelos deputados argentinos por 148 votos a favor, nenhum contrário e uma única abstenção. Na mesma data, foi aprovada a proposta de criação do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), por 146 votos favoráveis, nenhum contra e 8 abstenções.

A rápida aprovação das duas propostas pelo Congresso Nacional brasileiro e, agora, também pelo Congresso argentino, poderá permitir que a sessão inaugural do Parlamento do Mercosul coincida com o final da 16ª Cúpula Iberoamericana, que reunirá chefes de Estado e de governo da América Latina e de Portugal e Espanha em Montevidéu, de 3 a 5 de novembro.

- O gesto brasileiro e a decisão argentina apontam para a instalação do Parlamento do Mercosul neste semestre - disse o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), presidente da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul.

29/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALTHOFF PREVÊ INSTALAÇÃO ATÉ 2010 DE PARLAMENTO DO MERCOSUL

Inácio Arruda festeja instalação do Parlamento do Mercosul

Data de instalação de Parlamento do Mercosul depende de amplo acordo político

Zambiasi assume presidência de comissão e anuncia instalação em novembro de Parlamento do Mercosul

União Européia deverá dar apoio técnico e financeiro para instalação do Parlamento do Mercosul

Critério de proporcionalidade será tema de próxima sessão do Parlamento do Mercosul