Alvaro critica declaração de Lula sobre Previdência



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse nesta sexta-feira (28) que a reforma da Previdência representou -um golpe devastador e um confisco cruel- contra a população brasileira, e que por isso estranhava a declaração de quinta-feira (27) do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que estava -com a alma lavada- pela aprovação da proposta pelo Senado. Mas o senador elogiou o projeto de lei enviado pelo governo estruturando as parcerias público-privadas (PPP) no Brasil.

Na parte do pronunciamento em que criticou a declaração presidencial, Alvaro Dias lembrou que a economia brasileira teve neste ano a pior retração dos últimos cinco anos, de 1,5%. Disse ainda que o desemprego cresceu 21,7%, -na contramão da promessa feita durante a campanha de criação de dez milhões de empregos-. Segundo cálculos citados pelo senador, o Brasil teria um milhão de novos desempregados.

O senador acrescentou que a solidão é uma péssima conselheira para um governante, mas que às vezes é preciso manter o silêncio. -Vale a pena lembrar Charles de Gaulle, que dizia que o bom governante não fala, mas faz-, disse Alvaro, acrescentando que o silêncio presidencial seria pelo menos um sinal de respeito aos milhões de brasileiros que vão ser confiscados com a reforma da Previdência. -O presidente perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado-, acrescentou.

Em relação às PPP, Alvaro Dias fez um histórico desse instrumento de desenvolvimento, utilizado primeiramente na Inglaterra, em 1993, e depois no México e na África do Sul. As PPP vêm sendo responsáveis, a seu ver, por um acelerado processo de investimentos na construção e manutenção de estradas, ferrovias, saneamento, hospitais e até projetos militares. No Brasil, segundo o senador, o Estado ficaria encarregado de alocar 70% dos investimentos, sendo os outros 30% responsabilidade da iniciativa privada. -Vamos apoiar a iniciativa, mas é preciso competência e capacidade gerencial, o que não foi demonstrado pelo governo até agora-, disse ele.



28/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias critica declaração de Lula

Heráclito critica declaração de Lula sobre o Democratas

Alvaro Dias critica Lula por alterar o tratado Brasil-Paraguai sobre Itaipu sem a anuência do Congresso

Demostenes critica declaração de Lula de que Judiciário seria uma "caixa-preta"

Alvaro Dias critica declarações de Lula e Dirceu

Alvaro Dias critica primeiro mês do governo Lula