Alvaro Dias critica declaração de Lula
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou nesta sexta-feira (31), em Plenário, o que chamou de -a última grande tirada do presidente da República- Luiz Inácio Lula da Silva: a declaração de que os ex-presidentes seriam -covardes-, por não haverem resolvido os problemas do Nordeste.
- O mínimo que se deve exigir de Lula é que nomeie os ex-presidentes que, de forma desrespeitosa, define como covardes e nocivos aos interesses e ao progresso do país. Segundo Lula, a covardia desses ex-presidentes é responsável pela situação econômica e social debilitada do Brasil - disse.
Na opinião de Alvaro, existe um -viés autoritário inegável- na declaração de improviso do presidente, -combinada com irreverência e talvez irresponsabilidade-. O senador afirmou que esse autoritarismo desponta de forma surpreendente em muitos momentos do atual governo.
- Agora o país sabe de uma rede de espionagem, o esquadrão de petistas, que na campanha eleitoral procurava investigar os adversários de Lula - disse o senador, para quem a prática é totalitária e a sociedade merece explicações sobre essa -rede de espionagem-.
Alvaro afirmou que o governo até agora não cumpriu promessas de campanha, como a criação de 10 milhões de empregos. Na verdade, destacou o senador, o que aconteceu foi o aumento do desemprego e a queda do poder de compra da população. O que realmente mudou, a seu ver, foi a postura do PT como partido político. -Mas não mudou para melhor: mudou para a frustração, para arrependimento e decepção-, avaliou. O senador afirmou que Lula não pode mais governar -olhando para trás-, que agora precisa pensar no futuro do Brasil e apresentar planos e projetos de governo.
Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou que o respeito pelos que o antecederam pode alçar um governante à história. Mão Santa afirmou que a missão de Lula deve ser a de combater o desemprego.
31/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro critica declaração de Lula sobre Previdência
Alvaro Dias critica declarações de Lula e Dirceu
Alvaro Dias critica primeiro mês do governo Lula
Alvaro Dias critica 'triunfalismo' do governo Lula
Alvaro Dias critica estratégia de Lula no encontro do G-8
Alvaro Dias critica declarações de Lula na Expo Fome Zero