Alvaro defende simplificação de tributos e ampliação da fiscalização
Ao opinar que o crescimento do desemprego na Grande São Paulo, que teria sido anunciado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), retrata o mau desempenho da economia brasileira em um bom momento da economia mundial, o senador Alvaro Dias (PDSB-PR) defendeu a simplificação dos tributos e a ampliação da fiscalização dos fraudadores para combater os principais entraves ao crescimento brasileiro, em sua avaliação: a sonegação fiscal e a pirataria (comércio irregular).
- As distorções, nesse caso, comprometem a concorrência entre empresas, cujo itinerário é pautado pelo descumprimento de obrigações legais, chegando até ao descaso no tocante ao direito de propriedade. Outro grande obstáculo ao crescimento é representado pelos juros estratosféricos, combinado ao câmbio desvalorizado devido aos altos gastos públicos - afirmou Alvaro Dias.
Na avaliação do senador pelo Paraná o atual governo foi incapaz de criar condições efetivas para a queda dos juros. Ele também mencionou a questão da regulamentação como obstáculo ao crescimento da economia brasileira. Para Alvaro Dias, as atuais legislações trabalhista e tributária não estimulam contratações e investimentos. Somado a isso, acrescentou, a burocracia eleva o custo de qualquer transação comercial no Brasil.
O aperfeiçoamento da gestão pública com foco direcionado na qualidade do gasto público e a ampliação de investimentos na infra-estrutura também foram cobrados por Alvaro Dias. Ele observou que os portos ineficientes, as estradas esburacadas e o uso incipiente de ferrovias e hidrovias reduzem a produtividade e elevam os custos dos que produzem no Brasil.25/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Dornelles pede simplificação na cobrança de tributos
CAE analisa ampliação da dedução de tributos para doações de empresas a entidades filantrópicas
Senadores analisam ampliação dos prazos de pagamento de tributos para aumentar capital de giro das empresas
Lindberg defende simplificação tributária
MARIA DO CARMO DEFENDE SIMPLIFICAÇÃO DO SISTEMA TRIBUTÁRIO
Economista defende simplificação do sistema tributário para retomada do crescimento