Lindberg defende simplificação tributária
As empresas brasileiras, disse o senador, estão perdendo competitividade internacional devido a 60 tipos diferentes de impostos que precisam pagar. Países como os Estados Unidos, Grã-Bretanha e Japão possuem um sistema tributário simples, com alíquotas baixas para dinamizar os negócios. Ele ressaltou que quanto mais baixos são os impostos, menos sonegação existe.
Lindberg afirmou que a cobrança de uma alíquota de 1% sobre a movimentação financeira de pessoas e empresas poderia substituir, sem perda de arrecadação, o Imposto de Renda pessoa física e jurídica.
- A simplificação tributária seria imensa e os contribuintes pagariam o imposto quase sem sentir. Em relação aos servidores públicos, por exemplo, tenho certeza de que todos teriam uma sensação de aumento de salário, se pudessem deixar de pagar 27,5% de Imposto de Renda retido na fonte - ressaltou.
Lindberg ponderou que o governo federal talvez não tenha interesse em modificar o sistema tributário porque a arrecadação bate recordes mês a mês, mas observou que o Senado pode e deve se empenhar em aprovar, o quanto antes, instrumentos que resultem numa simplificação do sistema tributário federal.
17/09/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mercadante defende simplificação tributária para promover justiça social
Lindberg defende urgência para a reforma tributária
Zulke apresenta proposta de simplificação tributária
Zulke faz sugestões à proposta de Simplificação Tributária
Governo aceita proposta de Zulke para simplificação tributária
Paulo Bauer critica política econômica do governo e pede simplificação tributária