Alvaro Dias acusa governo federal de 'dilapidar' o FGTS
Em discurso nesta quarta-feira (12), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que o governo federal vem dilapidando, de maneira constante, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Segundo ele, o governo usa recursos do fundo para custear programas sociais, fazendo “cortesia com o chapéu alheio”.
- A dilapidação do fundo de forma sorrateira é mais um expediente da falta de transparência que caracteriza as ações do governo federal. O governo opera na clandestinidade. São empréstimos secretos a Angola e Cuba; os gastos das viagens presidenciais são sigilosos; o uso dos cartões corporativos é segredo de estado - disse.
Alvaro Dias salientou que o FGTS é um “patrimônio extraordinário" do trabalhador brasileiro. De acordo com o senador, até integrantes do conselho curador do fundo estariam temerosos de que o governo use mais recursos do FGTS para financiar o novo programa Minha Casa Melhor.
- O FGTS vem sendo dilapidado pelo governo de forma temerária, inconsequente e impunemente – assinalou Alvaro Dias.
De acordo com o senador, os subsídios destinados ao programa Minha Casa, Minha Vida em 2012 passaram de R$ 6,5 bilhões.
- Nesse ritmo, a concessão de subsídios avançará sobre o patrimônio líquido do fundo - avaliou.
Segundo dados do conselho curador, informou Alvaro Dias, desde março de 2012 o Tesouro Nacional reteve em caixa cerca de R$ 4 bilhões que deveriam ser repassados ao fundo, relativos a receitas arrecadadas com o adicional de 10% do FGTS pagos por demissões sem justa causa.
- O governo não vem honrando a sua contrapartida no Programa Minha Casa Minha Vida, ao não repassar a parcela do orçamento da União para ajudar a cobrir os subsídios feitos pelo FGTS – pontuou.
12/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Álvaro Dias acusa o governo federal de ter destruído o Bamerindus
Alvaro Dias acusa governo federal de discriminar o estado do Paraná
Alvaro Dias acusa governo de ser tolerante com inflação
Alvaro Dias acusa governo de maquiar balanços do PAC
Alvaro Dias acusa governo de 'cinismo' no corte orçamentário
Alvaro Dias acusa governo de "roubar e copiar" projetos dos parlamentares