Alvaro Dias acusa governo federal de discriminar o estado do Paraná



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) apresentou em Plenário, nesta quinta-feira (14), certidão atualizada do Tribunal de Contas do Paraná para comprovar que o estado cumpre todas as obrigações relativas à Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei 101/2000 - Complementar). Ele divulgou o documento para desmentir que o Paraná estaria descumprindo a LRF, boato que teria surgido em razão de a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) ter atrasado a análise de pedido de autorização para a contratação, pelo governo estadual, de empréstimos no valor de R$ 3,3 bilhões.

Alvaro Dias acusou o governo federal de discriminar o Paraná, lembrando ainda que, recentemente a Secretaria do Tesouro Nacional, ao liberar três operações de crédito para o estado, o considerou apto a receber os empréstimos.

O senador sublinhou que a decisão da Secretaria do Tesouro Nacional não prejudica apenas o governador do Paraná, Beto Richa, nem o partido político, o PSDB, ao qual pertence, mas a toda a população do estado.

- É preciso ressaltar que o estado do Paraná vem cumprindo e superando suas metas de arrecadação tributária, o que não ocorre na maioria dos estados brasileiros, apesar da redução dos repasses tributários da União, e mesmo não tendo, até o momento, recebido liberação para todas as operações de crédito em análise na Secretaria do Tesouro Nacional, inclusive para o Proinveste, que já foi liberado para todas as demais unidades federativas - disse.



14/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Álvaro Dias acusa o governo federal de ter destruído o Bamerindus

Alvaro Dias acusa governo federal de 'dilapidar' o FGTS

Alvaro Dias responsabiliza o governo federal por demissões no Paraná

Álvaro Dias responsabiliza governo do Paraná pelo empobrecimento do estado

ÁLVARO DIAS DEFENDE CRIAÇÃO DE TRIBUNAL FEDERAL NO PARANÁ

Bornhausen acusa governo Lula de discriminar Santa Catarina