Alvaro Dias responsabiliza o governo federal por demissões no Paraná



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) responsabilizou nesta segunda-feira (25) o governo federal pela demissão dos 1.200 funcionários da empresa BS Colway Pneus, localizada em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba. As demissões ocorreram, segundo o senador, em conseqüência do veto, pelo presidente da República, de projeto de lei do senador Flávio Arns (PT-PR) que regulamentava a utilização de pneus remoldados.

Alvaro Dias disse que o encerramento das atividades da empresa também está ligado à decisão liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu a empresa de importar pneus usados da Europa. Segundo o senador, a empresa estava impedida de importar carcaças de pneus usados desde outubro de 2007.

- Quem protegerá os trabalhos desempregados? O fechamento da empresa ocorreu na esteira de tratamento desigual nas ações judiciais por parte da Advocacia Geral da União. Das 24 fábricas de remodelagem de pneus no Brasil, só a BS Colway e outra empresa paranaense foram atingidas pelas ações - afirmou.

Alvaro Dias lembrou que a BS Colway Pneus criou em 2001 o Programa Rodando Limpo, que retirou de circulação praticamente todos os pneus velhos no estado do Paraná. Até maio de 2005, informou o senador, foram coletados mais de 8 milhões de pneus inservíveis. Ele ressaltou que, a custo zero para os cofres públicos, o programa contribuiu para que o governo do estado reduzisse em 99,7% o número de casos da dengue no estado.

O parlamentar acrescentou que a empresa transformava em óleo e gás os pneus inservíveis recolhidos por meio do Programa Rodando Limpo, o que lhe valeu o prêmio Valor Social 2003, na categoria "Respeito ao Meio Ambiente", concedido pelos institutos Ethos (responsabilidade social) e Akatu (consumo consciente). Ele disse ainda que o programa foi levado aos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Minas Gerais, onde foram recolhidos outros 3 milhões de pneus.



25/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Álvaro Dias responsabiliza governo do Paraná pelo empobrecimento do estado

Alvaro Dias responsabiliza governo federal pelo aumento da violência no país

Alvaro Dias acusa governo federal de discriminar o estado do Paraná

ÁLVARO DIAS DEFENDE CRIAÇÃO DE TRIBUNAL FEDERAL NO PARANÁ

Alvaro Dias responsabiliza Fernando Haddad e PT por situação das universidades federais

Álvaro Dias acusa o governo federal de ter destruído o Bamerindus