Álvaro Dias aplaude iniciativa popular que retira autorização de venda da Copel



Contrário à privatização da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que pesquisas de opinião pública indicam que 90% da população do seu estado também se opõe à venda da estatal. O parlamentar anunciou que foi iniciada nesta segunda-feira (dia 23), em Curitiba, uma campanha de coleta de assinaturas para enviar à Assembléia Legislativa do Paraná projeto de iniciativa popular que retira a autorização de venda da Copel.

Em carta enviada ao presidente da empresa, Ingo Henrique Hubert, o parlamentar procura saber quais as medidas que vêm sendo tomadas para a alienação das ações da Copel e qual a entidade encarregada de preparar o leilão. De acordo com Álvaro Dias, o seu objetivo é comprovar que a empresa é lucrativa e eficiente.

O senador manifestou o desejo de que não ocorra no Paraná o que aconteceu na Califórnia, onde, depois da privatização do setor de energia elétrica, começaram a ocorrer apagões freqüentes.

No caso de uma empresa estratégica como é a Copel, entende o parlamentar, a desestatização não deve ser imposta à população.

- É necessário que a sociedade seja consultada - afirmou Álvaro Dias, para quem vai ser fácil atingir as 63 mil assinaturas necessárias à apresentação do projeto de iniciativa popular.

23/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Álvaro Dias vai propor ação popular contra a venda da Copel

Para Álvaro Dias, venda da Copel pode ser anulada

ÁLVARO DIAS APLAUDE INICIATIVA DA CPI

Álvaro Dias faz apelo à Justiça para impedir a venda da Copel

Álvaro Dias assume compromisso pela anulação da venda da Copel

Álvaro Dias: Aneel vai examinar denúncias de irregularidades no edital de venda da Copel