Alvaro Dias compara problemas econômicos na Argentina e no Brasil



Ao discursar nesta terça-feira (24), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que a Argentina vive atualmente uma complexa situação econômica. De acordo com o senador, o país vizinho apresenta "descontrole de gastos públicos e ausência de regras claras" para investimentos externos. Na sua opinião, esse quadro está afastando os investidores estrangeiros e aumentando a inflação e a pobreza.

- Essa é a realidade argentina. Não é diferente da realidade brasileira. O fantasma da inflação que assombra os argentinos não pode ser menosprezado entre nós. Aqueles que comparecem hoje aos supermercados sentem, no próprio bolso, que a inflação voltou para valer, especialmente no que diz respeito aos preços dos alimentos. O governo fecha os olhos para a realidade e continua gastando como se nada estivesse acontecendo, como se o tempo não tivesse mudado na economia mundial - afirmou.

Segundo Alvaro Dias, o aumento dos gastos públicos na Argentina "foi avassalador" nos últimos anos, chegando a mais de US$ 50 bilhões em 2007. É esse aumento dos gastos, somado à escassez de investimentos estrangeiros e à elevação das taxas sobre as exportações, que está fazendo os preços dos alimentos dispararem naquele país, segundo avaliou.

Para o senador, o Brasil sofre de problemas parecidos, como falta de marco regulatório para diversos setores da economia e interferências do Poder Executivo nas agências reguladoras.

- O sistema regulatório brasileiro não alcançou o patamar que se exige para oferecer segurança, principalmente a investimentos estrangeiros no nosso país - disse.

Alvaro Dias citou o caso da venda da empresa aérea Varig como exemplo do "menosprezo, do desmonte" das agências reguladoras por parte do governo federal. Nesse caso, o alvo teria sido a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que teria sofrido ingerência do Executivo à época da venda da empresa aérea.

- Caso notório é o da venda da Varig, um episódio em investigação. O compadre do presidente da República está no epicentro da crise que decorre da venda suspeita da Varig. O Senado Federal terá que ouvir o senhor Roberto Teixeira - sustentou.



24/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias compara renascimento econômico da África com situação do Brasil

Brasil e Argentina querem reduzir problemas no comércio no setor de autopeças

Azeredo manifesta preocupação com aumento dos problemas comerciais entre Brasil e Argentina

ÁLVARO DIAS ATRIBUI A ESTADOS PROBLEMAS DO PAÍS COM DÉFICIT PÚBLICO

Alvaro Dias: valores democráticos devem prevalecer sobre os econômicos na decisão sobre a Venezuela

Alvaro Dias: economia brasileira pode ter problemas com entrada excessiva de dólares