Alvaro Dias critica pedido de Lula de solidariedade aos petistas acusados



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) sustentou, em discurso nesta segunda-feira (3) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao pedir no Congresso do PT solidariedade aos petistas acusados no Supremo Tribunal Federal, também "deseja solidariedade à corrupção".

- O que o Supremo julga neste momento é a corrupção. O que se trava lá é uma batalha da Justiça contra a impunidade e a corrupção. Obviamente, ao pedir solidariedade, o presidente senta-se no banco dos réus porque, de forma direta ou indireta, o que o Supremo julga é o governo Lula - afirmou.

Alvaro Dias considerou "difícil de aceitar" afirmação do presidente Lula que, no mesmo Congresso, disse que "ninguém tem mais autoridade ética e moral" que o PT, num momento em que o STF julgapetistas por corrupção. Antes, o presidente dizia que o PT era um partido superior e, agora, "pelo menos admite que o PT é igual aos outros partidos".

Orçamento

O senador criticou o projeto do orçamento para 2008 enviado pelo Executivo ao Congresso na sexta-feira (31) por prever aumentos de gastos com a máquina pública bem acima do crescimento da economia nacional. O projeto prevê que a economia crescerá no ano que vem 5%, enquanto as despesas obrigatórias vão aumentar 9,7%.

Para ele, "este governo só pensa em arrecadar, só pensa no agora, só apresenta programa para engordar o Estado, com aparelhamento político". Por não existir "nenhum mecanismo inteligente" de contenção das despesas, o senador pediu que o Congresso não aprove a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Alvaro Dias criticou as oposições por não reagirem ao "discurso da mentira" do governo Lula, lembrando que as políticas do governo Fernando Henrique Cardoso foram adotadas pelos petistas, os quais tentam passar à opinião pública que se trata de projetos do atual governo.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) opinou que a política do governo Lula "é a de repetir mentiras" até que as pessoas fiquem confusas e passem a acreditar "que a mentira é verdadeira".



03/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias critica declaração de Lula

Alvaro Dias critica declarações de Lula e Dirceu

Alvaro Dias critica primeiro mês do governo Lula

Alvaro Dias critica 'triunfalismo' do governo Lula

Alvaro Dias critica estratégia de Lula no encontro do G-8

Alvaro Dias critica declarações de Lula na Expo Fome Zero