ÁLVARO DIAS DEFENDE CPI DO FUTEBOL



Ao defender seu requerimento pela criação da CPI do Futebol, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) disse que o Senado deve dar uma resposta competente, à altura das aspirações da sociedade, indignada com a sucessão de denúncias e escândalos envolvendo clubes, empresários, técnicos e jogadores de futebol.
Para justificar a CPI, o senador referiu-se aos resultados de estudo realizado pela organização não-governamental Transparência Internacional, segundo o qual a corrupção no Brasil aumentou significativamente. Do 45º lugar que lhe coube no ano passado, o Brasil foi colocado este ano em 9º lugar, ao lado de El Salvador, Peru e África do Sul, fato que Álvaro Dias considerou lamentável.
O Senado também ficaria mal, a seu ver, se porventura se omitisse na investigação das irregularidades que vêm sendo divulgadas pela imprensa em relação ao esporte que mais apaixona o povo brasileiro e é fonte de oportunidades de trabalho e salário para número expressivo de pessoas.
Vários outros parlamentares tentaram criar essa CPI, mas todas as tentativas foram frustradas por um "lobby surpreendente", segundo o senador. No caso da CPI a ser instalada pelo Senado, ele acredita que, lido o requerimento e publicado nos anais da Casa, "não há possibilidade de recuo".

14/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias defende modernização da legislação do futebol

Para Álvaro Dias, conclusão da CPI do Futebol pode dar novo rumo ao futebol brasileiro

Álvaro Dias: futebol muda depois da CPI

Álvaro Dias faz balanço dos resultados da CPI do Futebol

Alvaro Dias relata desdobramentos da CPI do Futebol

Álvaro Dias aguarda do governo MP com sugestões da CPI do Futebol