Álvaro Dias: futebol muda depois da CPI



A investigação de irregularidades em clubes e federações e as propostas de alteração na legislação esportiva mudarão profundamente o futebol brasileiro, afirmou nesta quinta-feira (6) o senador Álvaro Dias (PDT-PR), presidente da CPI do Futebol, logo após a votação do relatório final da comissão. Ele salientou a força das provas documentais recolhidas pelos integrantes da CPI.

- A força da verdade destruiu argumentos. As provas foram consideradas pela unanimidade dos senadores e terão peso quando o Ministério Público adotar os procedimentos cabíveis para a responsabilização civil e penal dos envolvidos - disse o senador.

Álvaro Dias disse esperar que o presidente da República transforme em medida provisória a sugestão de lei de responsabilidade social do futebol, presente no relatório. Pela proposta, o futebol passaria a ser tratado como atividade comercial, sujeitando os dirigentes a divulgar demonstrativos financeiros e contábeis dos clubes e federações. Além disso, a CPI propôs a criação de uma agência nacional do desporto, para regular e fiscalizar a atividade.

Na próxima terça (11), Álvaro Dias entrega cópia do relatório ao ministro do Esporte e Turismo, Carlos Melles. Na quarta (12), leva o documento ao procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, e ao presidente da Câmara, Aécio Neves. O relatório pede abertura de processo por quebra de decoro parlamentar contra o deputado Eurico Miranda (PPB-RJ).

06/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Álvaro Dias, conclusão da CPI do Futebol pode dar novo rumo ao futebol brasileiro

ÁLVARO DIAS DEFENDE CPI DO FUTEBOL

Álvaro Dias faz balanço dos resultados da CPI do Futebol

Alvaro Dias relata desdobramentos da CPI do Futebol

Álvaro Dias aguarda do governo MP com sugestões da CPI do Futebol

Álvaro Dias louva resultados que advirão da CPI do Futebol