Álvaro Dias defende pacto pelo crescimento ao voltar para o PSDB



Em seu discurso de reintegração ao PSDB, o senador Álvaro Dias (PR), que integrava o PDT, pregou nesta terça-feira (19) um pacto nacional pela retomada do desenvolvimento. Ele defendeu a união de todos na tarefa de buscar um caminho que afugente o desemprego, a estagnação econômica e a falta de perspectiva.

Álvaro Dias defendeu um projeto nacional de desenvolvimento para superar as duas décadas de quase estagnação no país. De acordo com o senador, entre 1900 e 1940, O Brasil manteve uma taxa média de crescimento de 4,5% ao ano. De 1940 a 1980, o crescimento médio foi de 7% ao ano. Já de 1980 a 2000, o país ficou no patamar médio de 2% de crescimento ao ano.

O senador alertou, no entanto, que para se retomar o desenvolvimento é necessário renegociar o montante da dívida externa, -uma alternativa apoiada por toda Nação, independente de credo político ou religioso-. Para o senador, essa realidade asfixia as perspectiva de desenvolvimento.

O parlamentar citou o professor Yoshiaki Nakano, da Fundação Getúlio Vargas e ex-secretário da Fazenda de São Paulo, que afirmou que um projeto de desenvolvimento só vai acontecer quando o país definir seu próprio destino e não ficar esperando que o capital externo e a globalização -venham resolver tudo-.

Ao se integrar a um partido de oposição ao governo Lula, Álvaro Dias se propôs a fazer uma oposição propositiva.

- Nunca concordamos com o princípio do -quanto pior, melhor-. No transatlântico Brasil todos estamos embarcados, por isso não queremos que nenhum iceberg nos transforme em um Titanic - afirmou.

Os senadores do PSDB, Sérgio Guerra (PE), Leonel Pavan (SC), Tasso Jereissati (CE), Eduardo Azeredo (MG), Arthur Virgílio (AM), Reginaldo Duarte (CE) e Eduardo Siqueira Campos (TO) e o líder do PFL, José Agripino (RN) pediram a palavra para saudar a volta de Álvaro Dias ao partido pelo qual foi eleito para o Senado.



19/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias defende adoção de caminho próprio de crescimento pelo Brasil

Alvaro Dias não crê em crescimento econômico impulsionado pelo governo

Alvaro Dias culpa governo pelo crescimento da violência no país

Alvaro Dias defende a retomada do crescimento econômico

Alvaro Dias: para funcionar, pacto federativo depende do governo

Alvaro Dias: PSDB vai discutir CPI para investigar a Petrobras