Alvaro Dias faz críticas ao governo por não anunciar as condições para viabilizar crescimento



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse, em discurso nesta terça-feira (14), que não há consistência no anúncio feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que"o grande mote" de seu segundo mandato será o crescimento econômico. O senador salientou que o presidente foi desmentido, na segunda-feira (13), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vinculado ao Ministério do Planejamento, que demonstrou que não existem condições econômicas reais que permitam um crescimento de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2007, como foi anunciado.

Alvaro Dias lembrou que, na avaliação do Ipea, entraves como o risco de "apagão elétrico", gargalos na infra-estrutura, especialmente no corredor de exportação e investimentos públicos e privados insuficientes, entre outros, que só permitiriam ao país crescer a taxas de 5% ao ano a partir de 2017.

O senador criticou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, por contestar o Ipea, mas não apontar as condições em que se daria tal crescimento. Da mesma forma, o parlamentar criticou o "discurso vazio" de Lula que, ao falar sobre crescimento econômico, diz apenas "vocês vão ver",sem apresentar uma lista de prioridades, como redução da carga tributária e o estabelecimento de marcos regulatórios que proporcionem segurança jurídica aos investidores para atrair investimentos privados.

- Tenho esperança de que o governo reveja sua estratégia, permitindo que o país receba investimentos no setor de infra-estrutura - disse o senador.

Crise no setor aéreo

Alvaro Dias protestou ainda contra a atuação do governo diante da crise nos aeroportos, com a repetição de atrasos de vôos, e contra a viagem do presidente Lula à Venezuela como "cabo eleitoral" do presidente Hugo Chávez. Ele lamentou que o presidente tenha criticado a imprensa, o empresariado e a oposição em momento de crise, em que a população está sujeita aos transtornos dos aeroportos.

Para o senador, Lula deveria conclamar os políticos a estabelecer um "projeto de nação".



14/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias tece críticas à condução do governo Lula

Alvaro Dias faz novas críticas à diplomacia brasileira no governo Lula

Alvaro Dias apóia críticas do presidente da CNBB ao governo Lula

Alvaro Dias não crê em crescimento econômico impulsionado pelo governo

Alvaro Dias culpa governo pelo crescimento da violência no país

Alvaro Dias cobra do governo medidas que implementem o crescimento econômico